Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Buenos Aires - Parte 2 - Recoleta


Este elegante bairro essencialmente residencial de classe média e classe média alta tornou-se com o passar dos anos um importante polo turístico, gastronômico e cultural de Buenos Aires.

Seus inúmeros monumentos históricos, importantes museus, embaixadas - Sim! a embaixada do Brasil está aqui, em um palacete maravilhoso da Recoleta -  e sua rica arquitetura em estilo francês, tornam este, um bairro singular com uma atmosfera quase Parisiense e maravilhoso para se passear a pé.


História



O bairro recebeu esse nome devido ao Convento, da ordem franciscana, dos Padres Recoletos que ali se instalaram no inicio do século XVIII, construindo uma igreja: “Nuestra Senora del Pilar”. Nessa mesma época começaram a surgir aqui as primeiras grandes casas e propriedades chamadas de quintas.

Em 1871 uma grande epidemia de febre amarela assolou a cidade. A população desesperada começou a se deslocar na tentativa de escapar da doença.

As classes mais altas que viviam no sul da cidade (San Telmo, La Boca, Montserrat e Barracas) migraram para o norte de Buenos Aires, nas regiões de Retiro e Recoleta, localizados em uma região mais alta da cidade onde a incidência de insetos transmissores era menor. Já as classes mais baixas, passaram a ocupar as residências abandonadas pelos mais abastados na região sul.

Com o passar dos anos, o bairro da Recoleta floresceu com a construção de grandes avenidas, praças, mansões, edifícios, palacetes em estilo francês, museus e boutiques de luxo.
Hoje, a dura e equivocada postura protecionista que o governo de Cristina Kirchner vem adotando com o sistema de Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAI) para dificultar as importações no país, vem provocando uma debandada das famosas griffes de luxo como as marcas Louis Vuitton, a joalheria Cartier, Yves Saint Laurent e a Maison Polo Ralph Lauren que precisaram abandonar a Argentina enquanto aguardam um período político mais favorável no país. Grifes argentinas também optaram por fechar suas portas devido a falta de insumos e com receio de prejudicar a qualidade de suas peças. A tão famosa Avenida Alvear sinônimo de luxo exibe agora uma sucessão de antigos endereços ilustres fechados.


Atrações do Bairro


Biblioteca Nacional de la República Argentina


Endereço: Rua Agüero 2502 - Recoleta.
Horário: De segunda a sexta das 9hs às 21hs
Sábados e domingos das 12hs às 19hs
Entrada: Gratuita . mediante apresentação de documento de identificação
http://www.bn.gov.ar/




Com projeto de 1960, mas inaugurado em 1992, este edifício de sete andares e arquitetura singular abriga uma das maiores bibliotecas e hemerotecas da América Latina. Trata-se de um excelente exemplo do estilo brutalista, destoando dos prédios e construções em estilo francês tão característico desse bairro.

Seu arquiteto Clorindo Testa que criou o lugar em colaboração com Alicia Cazzaniga e Francisco Bullrich projetou o lugar para que o acervo principal ficasse armazenado em salas subterrâneas, preservados da luz e liberando espaço para uma enorme praça na parte superior: A Plaza del Lector. 
No prédio que se ergue nessa praça estão os escritórios, as nove salas de leitura com capacidade para 940 pessoas, o auditório a escola de bibliotecários e o espaço para eventos. No 5o andar do edifício está a sala principal de leitura, com diversas poltronas, mesas de estudo e vista panorâmica da cidade. O prédio ainda dispõe da sala do tesouro onde estão guardadas as publicações e títulos mais raros e uma sala de leitura para cegos.

Dica:
Aproveite para visitar a sala principal do quinto andar e apreciar uma linda vista panorâmica do bairro.

Obs.:
A biblioteca oferece visitas guiadas, de segunda a sexta às 15hs. As visitas são em espanhol. Recomenda-se chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Museo Nacional de Bellas Artes


Endereço: Avenida del Libertador 1473
Horário: Terças a sextas das 12:30 às 19:30;
Sábados e domingos das 9:30 às 19:30 hs.
Entrada: Gratuita


Construído em 1933e pintado com uma cor rosada, possui em seu acervo permanente, belas obras de artistas consagrados como Degas, Gauguin, Goya, Monet, Picasso, Rembrandt, Rubens, Velazquez, Van Gogh, esculturas autênticas de Rodin, além de artistas argentinos, como Berni, Castagnino, Quinquela e Petorutti.
Dica: A visita ao museu é rápida, pouco mais de uma hora. Ao sair, não deixe de visitar a Floralis Genérica que fica no Parque das Nações Unidas, logo atrás!

Parque de las Naciones Unidas e Floralis Genérica



Ao lado do belo prédio da Universidade de Direito (Universidad de Buenos Aires Abogacia), e atrás do Museu Nacional de Bellas Artes, esse pequeno parque muito bem cuidado possui uma escultura que vem se tornando símbolo da capital. A Floralis Generica.

Essa bela escultura metálica, presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano para a cidade, foi colocada no centro do parque sobre um espelho d'água. A flor possuía originalmente um sistema elétrico que fazia com que suas pétalas se abrissem durante o dia e depois se fechassem ao anoitecer, mas devido a uma pane o sistema está desativado.

Mesmo sem funcionar, a majestosa flor de 18 toneladas e 23 metros de altura, continua a presentear seus visitantes com lindas fotos de diferentes perspectivas.

 

El Ateneo Grand Splendid - Livraria Ateneo



Endereço: Avenida Santa Fe, 1860.
Horários: de segunda a quinta das 9hs às 22hs,
Sextas e sábados das 9hs às 00h,
Domingos das12hs às 22hs.
Entrada: Gratuita





Eleita pelo jornal britânico "The Guardian" como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a Selexyz Dominicanen Boekhandel em Maastricht - Holanda), esse antigo teatro lírico foi transformado em livraria e possui um acervo não só de publicações argentinas, mas também de toda a América do Sul. Os preços são bons e para completar seu passeio existe um café onde antes ficava o palco - um dos locais mais procurados da loja. 

Dica:
Vai com crianças? No subsolo está localizada a parte infantil


Basilica de Nuestra Señora del Pilar

Endereço: Junín, 1904
Essa pequena igreja, em estilo barroco-Jesuítico foi construída em 1732. É a mais antiga da cidade, extremamente simples por fora é muito bonita por dentro. Elevada em 1936 pelo Papa Pio XI à categoria de Basílica e tombada em 1942, ela é hoje Monumento Histórico Nacional e visita obrigatória principalmente para os amantes de Arte Sacra por suas obras únicas, originais e seus altares: Observe a imagem em madeira “Ecce Uomo”, próxima à entrada mostrando Cristo sentado, flagelado e aguardando humildemente por sua crucificação.




Dica 1:
No interior da Basílica, onde antes se localizavam os claustros, funciona um pequeno museu que conta com um acervo de manuscritos, pinturas, esculturas, imagens de devoção e objetos litúrgicos. Através de suas janelas é possível ver o "Cementerio de la Recoleta"em toda a sua extensão.


Dica 2:
Aos sábados e domingos, existe uma feirinha de artesanato com peças bastante interessantes bem em frente à basílica.

 

 

Cementerio de la Recoleta


Endereço: Ao lado da Basílica




Com a dissolução da Ordem dos Recoletos em 1822, a horta do Convento dos Padres foi transformada no primeiro cemitério público da cidade de Buenos Aires.  Após a transformação do lugar em bairro abastado, o cemitério também foi adotado como última morada das famílias de maior prestígio de Buenos Aires.




Bem arborizado, seus 54.843 metros quadrados, transformaram- se com o passar dos anos, em um dos principais e mais visitados pontos turísticos da cidade. Este cemitério, considerado por muitos um museu a céu aberto,  abriga verdadeiras obras de arte:  mausoléus em mármore com diferentes estilos, esculturas e uma infinidade de belas estátuas, adornam e guardam os túmulos de grandes personalidades militares, culturais, científicas e militares argentinas dentre as quais Evita Peron.

El Patio Bullrich

Foi o primeiro Shopping de Buenos Aires, é também o mais elegante, com Cinema, praça de Alimentação e 68 lojas de grandes marcas 

El Sanjuanino


Endereço: Posadas com Av Callao, 1515



Destaque no New York Times e segundo diversos guias sobre Buenos Aires, esse é o melhor lugar para se provar uma  verdadeira empanada argentina, daquelas com a massa bem fininha e crocante. O restaurante é bastante simples e sua decoração bem rústica. Bastante tradicional, é frequentado por turistas e portenhos a mais de 50 anos que frequentam o lugar a procura de seu excelente custo benefício, seu serviço atencioso e rápido. Para acompanhar, o vinho da casa é sempre uma boa pedida já que cerveja no país de nossos hermanos continua sendo a opção mais cara. Está com pressa, peça suas empanadas para viagem!

La Biela

Endereço: Avenida Quintana 596.



Tradicional e histórico café portenho, ao lado do cemitério da Recoleta. Ambiente agradável, e decoração composta por uma vasta coleção de fotos do grande automobilista e pentacampeão Juan Manuel Fangio, além de partes de automóveis como bielas, buzinas e faróis de carros.
O cardápio é bastante variado, saladas, omeletes, sopas, tortas... uma vista bonita em um ambiente agradável.
Do lado externo, onde se concentram os jovens, o La biela mostra seu lado mais descontraído ao contrário do lado interno, mais conservador. Para quem optar por ficar do lado de fora, prepare-se pois os preços são mais altos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Buenos Aires - parte 1 - La Boca, Caminito e Bombonera

Sim! A charmosa capital Argentina, continua aparecendo entre os destinos internacionais preferidos dos brasileiros, seja pelo charme de suas construções que a transformaram na Paris da América do Sul, seja pelos ótimos restaurantes, programas, shows e passeios que podem facilmente incluir a família inteira, seja pelo câmbio que continua favorável apesar de não tanto quanto antes, seja pela proximidade entre os dois países... o que importa é que Buenos Aires continua sedutora, apaixonante, vibrante e, se existe rivalidade entre Brasil e Argentina, talvez seja somente no futebol. Os argentinos adoram os brasileiros, adoram o Brasil e o grande problema deles não é conosco e sim com o Chile!




La Boca

Mundialmente conhecido pelas suas modestas casinhas multicoloridas construídas em madeira e chapas metálicas, sobre estacas altas devido às constantes inundações. La Boca recebeu esse nome por estar localizado na região da foz do Rio Matanza -Riachuelo que desemboca no Rio de la Plata.
O bairro continua sendo um dos mais pobres de Buenos Aires com sérios problemas de segurança, principalmente durante a noite quando os turistas vão embora e o bairro fica deserto. Ainda sim, seria uma grande pena deixar de conhecer um pouquinho do lado turístico desse bairro, seu charme irresistível, e ouvir um pouquinho de sua história.

 Photo: Julian Graham via wikimedia commons

História

A região, localizada próxima ao antigo porto de Buenos Aires, foi inicialmente habitada por imigrantes italianos, originários de Gênova e espanhóis que chegavam à cidade para trabalhar.
Os materiais utilizados por esses imigrantes para construção de suas casas eram muito simples: tábuas de madeira e placas de metal corrugado pintados com as sobras de tinta dos navios. Essas casas também chamadas de "Conventillos" ainda existem e são extremamente simples; algumas foram transformadas em lojas de souvenires podendo ser visitadas.


Conta a história que um bebê, o futuro pintor Benito Quinquela Martín abandonado em um orfanato e adotado aos sete anos pela família Chinchella, foi criado em uma dessas casinhas, no coração desse bairro.
Na década de 30, já famoso, construiu uma escola em um terreno onde também funcionaria seu atelier, um alojamento e um museu. A pintura em cores vivas e fortes da fachada de sua escola teria então inspirado os moradores do bairro a fazerem o mesmo em suas casas.
Mais tarde, o porto que ali funcionava foi transferido, pois sua pouca profundidade não permitia navios de grande calado. Hoje o bairro colorido e emblemático recebe turistas do mundo inteiro

 

La Bombonera.

Brandsen 805


Photo: Heretiq via wikipedia commons


Poucos imaginam, mas tanto o Boca Juniors como o River Plate nasceram nesse mesmo bairro. A grande rivalidade entre os dois times originou-se devido a grande proximidade entre os dois clubes.
Posteriormente, após a mudança do River Plate para um bairro mais nobre da cidade, a rivalidade aumentou: o “Boca” popularizou-se como um clube de operários e o River como representante da elite
Oficialmente chamado de Estádio Alberto J. Armando, a arena recebeu seu apelido devido ao seu formato retangular semelhante a uma caixa de bombons. Esse formato incomum foi a resposta encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini, para solucionar o problema do espaço reduzido a que fora destinado a construção do estádio.
Aqui o mundo viu brilhar a grande estrela do futebol Maradona além de outros como: Riquelme, Tevez, Batistuta e Claudio Caniggia.
Existe a intenção de se construir uma nova arena para até 75.000 pessoas para a torcida do Boca Juniors onde hoje  funciona a sede de treinamento do time - Casa Amarilla.
O estádio da Bombonera não seria demolido, mas coberto e transformado, em um espaço para receber eventos, shows, além de abrigar um museu, restaurantes e lojas. Portanto, caso desejem visitar um dos principais símbolos de Buenos Aires, o momento é agora.

Calle Caminito de Boca - El Caminito

 

 Photo: Mandy via Wikipedia Commons

A 400 metros da Bombonera, localizamos o famoso Caminito, centro cultural e turístico que segue por 150 metros até o Rio Matanza- Riachuelo. O trajeto a pé entre o estádio e o Caminito é curto, mas desaconselhado. Prefira um taxi.
Em 1950, um grupo de artistas e vizinhos dentre os quais estava incluído o pintor Quinquela Martin decidiu recuperar o lugar que havia se deteriorado com o tempo e se tornado um depósito de lixo. As casas foram uma a uma repintadas, o lugar recebeu um Museu de Arte onde a população local poderia admirar obras de arte doadas por diversos artistas renomados e a rua foi rebatizada de “Caminito” nome do famoso tango composto por Peñaloza e música de Filiberto. A partir daí o lugar começou a atrair cada vez mais turistas.

 Photo Luis Argerich Via wikipedia commons

Hoje, “El Caminito” é seguramente um dos locais mais fotografados e visitados da cidade, com suas casinhas coloridas facilmente reconhecidas em diversos guias turísticos. Dançarinos de Tango que convidam os turistas para uma foto ou “recuerdo”, sua feirinha de artes e artesanato seus cafés, ateliers e restaurantes.
Apesar de alguns afirmarem que o Caminito é uma isca para turistas, essa pequena ruazinha pitoresca, simples e graciosa, merece sim ser visitada e apreciada a pé. É sem dúvida o programa certo para uma manhã ensolarada e também foi um dos meus locais preferidos.

Programas e dicas na Calle Caminito

Fundacion PROA
Av. Don Pedro de Mendoza 1929
De terça a domingo inclusive feriados das 11h à 19h
Entrada Franca

Photo: Roberto Fiadone via Wikipedia Commons

Do lado esquerdo do Caminito, bem na entrada do bairro do Boca, procure pelo Centro de Arte Contemporânea -  fundacion PROA. Um pequeno oásis de tranquilidade para relaxar após  a caminhada. Lá, poderão se sentar nos sofás dispostos no terraço e desfrutar da mais linda vista do bairro, do rio e do porto. Aproveitem para recuperar as energias até o próximo destino!
Junto ao terraço existe um café com decoração bem clean que oferece diversas opções de pratos, saladas, sanduíches e sobremesas além de deliciosos sucos naturais, smoothies, aperitivos chás e um delicioso café. 

Apenas para ilustrar: o Menu del Artista, promoção semanal servida de terça a sexta, inclui o prato do dia acompanhado de água gasosa, sobremesa e café por 65 pesos argentinos equivalentes a aproximadamente R$27. Já o menu Pequenos Artistas, para as crianças fica por 45 pesos ou R$18.

Fundacion Proa

Nessa fundação também será possível visitar uma das excelentes exposições apresentadas ou ainda comprar, em sua livraria, um belo exemplar sobre a Argentina, livros de arte além de outros títulos.

 

Dicas:

Não deixe de visitar a filial da Havana no Caminito, para provar ou comprar alfajores. Ao final do passeio, já diante do Rio Matanza, siga pela Av Don Pedro de Mendoza até o número 1835 e aproveite para visitar o Museu Quinquela Martín.

Photo: Conrado Reis via Wikipedia Commons

A Calle Caminito é também um ótimo lugar para comprar lembrancinhas. Vale a pena levar além dos pesos, reais ou dólares, pois cada lugar oferece uma cotação. Não esqueça de pesquisar e pechinchar!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nova York - Parte 4 - Top of The Rock ou Empire State Building

Essa pode ser uma daquelas dúvidas que martela dolosamente nossa cabeça quando viajamos e devemos fazer uma escolha... Seja por falta de tempo ou simples gestão do orçamento, somos obrigados a tomar uma decisão sem saber ao certo se é a que irá melhor corresponder às nossas expectativas.

Mas, chega de ansiedade! Vejamos se consigo ajudá-los nessa questão.


O Empire State Building

 

Localizado 5ª Avenida com 34th St. É um dos símbolos da cidade e também um dos monumentos mais fotografados do mundo. Construído em estilo Art-Déco em 1931, esse arranha céu americano de 102 andares deteve o título de mais alto do mundo por mais de 40 anos, até a conclusão da torre norte do World Trade Center em 1972. Após os atentados terroristas de 11 de setembro, o Empire State Building voltou a ser o edifício mais alto de de Nova York. 




Top of the Rock no Rockefeller Center

 

O Rockefeller Center ou Rockefeller Plaza é um complexo com 19 edifícios comerciais construídos pela família Rockefeller em Midtown Manhattan.


Arquivo pessoal - foto: Asla W. Marino


Localizado entre a 5ª avenida e a 6ª avenida, região onde também se encontram as principais boutiques de luxo de Manhattan, é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, sobretudo pela sua famosa árvore de natal e rinque de patinação. No topo da torre mais alta está o seu terraço de observação.

As duas opções parecem excelentes... Qual escolher?

Bem... cada um tem a sua verdade. Tive a oportunidade de conhecer as duas opções e fico com a do Top of the Rock.






Arquivo pessoal - foto: Asla W. Marino



Explico:

· Mesmo não sendo o edifício mais alto de Manhattan, o Top of the Rock detém o título de mais bela vista da cidade.

· É também considerado um dos melhores lugares para se observar a Nova York, já que ele possui um grande trunfo em relação ao seu concorrente: Incluir uma vista de tirar o fôlego do Empire State Building ao sul e uma vista de parar o trânsito do Central Park ao norte.

· As filas no The Top of The Rock são bem menores. Para subir ao Empire State as filas podem facilmente alcançar duas horas caso não tenham comprado seus bilhetes pela internet com antecedência.

· O ingresso ao The Top of The Rock inclui a possibilidade de se conhecer um pouco mais de sua história através de fotos, diferentes documentos, filmes...

· Você e sua família terão a oportunidade de registrar sua visita numa foto, similar a famosa imagem dos antigos operários descansando em uma viga durante o almoço. Sim!!! Aquela fotografia tão famosa foi feita durante a construção do Rockefeller Center.

· O elevador ultrarrápido com teto envidraçado prepara ainda uma surpresa que todos adoram... Uma série de imagens antigas, contando um pouco da história do Rockefeller Center projetadas em cima de suas cabeças.

Informações Adicionais Top of The rock


Funcionamento: funciona durante todos os dias do ano
Horários: de 8:30 à 0hs (o último elevador sobe às 23hs)
Endereço: Avenue of the Americas - Entrada pela rua 50th.





Valores?


Adultos
US$25.00
Crianças (6-12)
US$16.00
Senior (62+)
US$23.00
Sun & Stars - crepúsculo
US$38.00
Sun & Stars Child - crianças crepúsculo
US$20.00

Obs: Para menores de 6 anos a entrada é franca.


Dica: Vale a pena pagar um pouco mais para ver a cidade se iluminar. A vista pode ser apreciada de 3 andares. Se estiver muito frio existe uma parte fechada.


Informações adicionais Empire State Building


Funcionamento: funciona durante todos os dias do ano
Horários: de 8:00 às 2hs (o último elevador sobe às 1:15hs)
End: 350 Fifth Avenue New York, NY. (entre a 33rd e a 34th Street)





Valores?


Atenção pois aqui os valores podem variar. Isso acontece pois existem duas opções de visita ao Empire State Building, vocês podem optar pelo Main Deck ou Top Deck. Observe na imagem abaixo.



Valores Main Deck - ou seja apenas até o 86opiso


Adultos: US$25.00
Crianças de (6-12): US$19.00
Sênior (62+): US$22.00



Obs: Para menores de 6 anos a entrada é franca

Dica:
Main Deck Express (ingresso "fura-fila") US$47.50 (para todos )





Valores Main Deck + Top Deck


Adultos: US$42.00
Crianças (6-12): US$36.00
Sênior (62+): US$39.00

Obs: Para menores de 6 anos a entrada é franca

Dica:
Main Deck + Top Deck Express (ingresso "fura-fila") US$64.50 (para todos)






Nova York - Parte 1 - Como economizar em museus

Se você adora programas culturais, longas visitas à museus mas, seu orçamento não lhe permite investir até US$25 por pessoa por museu já que viagens em família costumam ser mais caras, saiba que sim: é possível visitá-los em dias especiais quando sua entrada é gratuita ou pelo menos... quase gratuita!

Propiciar cultura e entretenimento a um preço razoável é a proposta de muitos museus para quem tem sede de conhecimento no modo "Pay as you wish" Pague quanto quiser, por um valor simbólico, vocês poderão visitar

Guggenheim - Museu Solomon R. Guggenheim

http://www.guggenheim.org/
1071 Fifth Avenue
(com a 89th Street)
De segunda a quarta das: 10hs às 19:45
De sexta a domingo das 10hs às 19:45
O museu não funciona às quintas feiras.


Guggeheim


A idéia do genial arquiteto Frank Lloyd Wright em conceber um museu em forma de hélice descendente, posicionando as obras em linha de tempo é realmente incrível. O visitante ingressa no museu por cima e vai sendo apresentado às obras num contexto evolutivo até terminar a exposição em baixo. Localizado na Quinta Avenida no lado Leste do Central Park.

Chagall, Gauguin, Cézanne, Mondrian, Renoir e Van Gogh são alguns dos artistas presentes aqui.

Como economizar no Guggenheim


Para visitar o Guggenheim e economizar, programe sua ida entre 17h45 às 19h45. Com excessão dos sábados, todos os dias a partir desse horário o visitante contribui com o valor que desejar (Pay what you Wish).

MET - Metropolitan Museum of Art

http://www.metmuseum.org/
1000 5th Avenue
Terça à quinta das: 9:30hs .– 17:30hs
Sextas e Sábados: 9:30hs.– 21:00hs.
Domingos: 9:30hs.– 17:30hs
O museu não funciona às segundas (exceto segundas de feriado), no dia de Ação de Graças, Natal, e primeiro de Janeiro.


 Divulgação

 
Um dos programas obrigatórios em Nova York. O Met é o maior, o mais importante e o mais popular museu de Nova York. Como é impossível ver tudo em único dia, escolha a sua área de interesse e chegue bem cedo, pois o museu costuma ficar lotado. É também um programa perfeito para um dia chuvoso ou com neve, principalmente se estiverem com crianças, aliás... se for com crianças, visite a coleção Egípcia. Se for sem crianças, a coleção impressionista é incrível. Visite a loja do museu, enorme e muitas vezes com promoções.
 
 
 Divulgação
 
 
Dica: No final, não deixe de visitar o terraço sobre o teto do museu para uma vista incrível do skyline de Manhattan e também do Central Park.
 

Como economizar no MET

Apesar de constar nos guichês o valor de US$25 por entrada, este é apenas um valor sugerido. Informe na hora da compra quanto deseja pagar, independentemente do dia e horário de sua visita.


MoMA - Museum of Modern Art

11 West 53 Street
212 708-9400
De sábado a quinta das: 10:30hs às 17:30hs*
Sextas das 10:30 às 20hs
* O museu não funciona as terças feiras

Obs: Entrada franca para crianças abaixo de 16 anos



Divulgação


Se você gosta de arte moderna, saiba que o MoMA abriga uma das mais importantes coleções de arte contemporânea no mundo. Inaugurado em 1929, seu acervo inclui fotografias, esculturas, pinturas, desenhos e vídeos.

Não é um museu muito grande, sua visita será de aproximadamente 2 horas, mas muito importante pelos grandes nomes ali presentes: Van Gogh, Munch, Picasso, Jackson Pollock, Cézanne, Kandinsky, Salvador Dali e Matisse estão incluídos em seu acervo.

Como economizar no MoMA

 
Visitando o MoMA nas noites de sexta-feira (Target Free Friday Nights), a partir das 16hs até as 20h, você economizará US$25 por pessoa e sua visita será gratuita. O acesso também é livre a todo o acervo e, caso desejem assistir a um dos filmes que estiverem em exibição no museu, basta apresentar o seu ticket do Target Free Friday Nights diretamente no guichê de entrada do cinema.
 

International Center for Photography

www.icp.org
1133 Avenue of the Americas
212 857-0000
Terças à quintas das 10hs às 18hs
Sextas das: 10hs às 20hs
Sábados e Domingos das: 10hs às 18hs
O museu não funciona às segundas.

Obs: Entrada franca para menores de 12 anos

 

 International Center for Photography


Esse pequeno museu cujo rico acervo fotográfico documental ocupa dois andares está localizado no coração de Manhattan próximo da Times Square. Através de diferentes exposições procura explorar as diversas possibilidades fotográficas históricas e contemporâneas. Henri Cartier Bresson e Robert Capa são alguns dos nomes aqui presentes.

Como economizar no International Center for Photography

A entrada de US$14 dólares sai de graça nas noites de sexta-feira entre 17hs e 20hs.


The Frick Collection

http://www.frick.org/
1 East 70th Street
Terça a sábado das:  10h às 18h,
Domingos das: 11h às 17h

Obs: Crianças abaixo de 10 anos não são permitidas nesse museu.



 The Frick Collection


Apesar de ser pouco conhecido dos turistas, esse pequeno museu localizado na Quinta avenida em frente ao Central Park, é um dos mais importantes de Nova York. Seu acervo é pequeno mais significativo. Renoir, Rembrandt , Vermeer, Gainsborough, Constable e Turner são alguns dos grandes nomes em exposição.

A bela e imponente casa em estilo neoclássico, onde hoje funciona o museu, foi residência de Henri Clay Frick (1849 - 1919) , um dos maiores magnatas do aço e grande mecenas americano. Após sua morte, sua residência foi transformada em museu para exposição de sua coleção. Destaque para os jardins floridos, suaves e intimistas, que mais parecem uma pintura impressionista.

Como economizar no The Frick Collection:

Se você quiser conhecer este acervo, na sua próxima viagem à Nova York, programe sua visita para um domingo de manhã, entre as 11hs e 13hs. Nesse dia e horário você paga quanto quiser ou achar justo (Pay as you Wish).  Para coroar o seu programa, não esqueça de retirar na entrada do museu o seu audio guia (gratuito).






segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nova York - Parte 2 - Museus para crianças


Poucas cidades no mundo oferecem às crianças a possibilidade de, em apenas um dia,  conhecerem um pouco mais sobre dinossauros,  passearem de barco, patinarem no gelo, assistirem a uma peça de teatro, e ainda saborearem um delicioso cupcake de chocolate. Nova York é uma delas! Com uma infinidade de programas para todas as idades, esse é o destino certo para quem deseja aliar cultura, passeios e compras com muita, muita diversão!


 
Photo: Asla W. Marino - Arquivo pessoal


Os museus


Nova York dispõe de uma extensa lista de museus que garante uma diversificada experiência cultural tanto para adultos como para crianças. Dentre as várias opções alguns são particularmente mais interessantes para quem veio com as crianças. Vamos descobrir quais são?


American Museum of Natural History  e Hayden Planetarium

Faixa etária: Todas as idades


Já assistiram a uma noite no museu? O famoso filme estrelado por Ben Stiller foi ambientado no Museu de História Natural de Nova York. Este é com toda certeza, um programa obrigatório para quem vai a Manhattan com crianças de todas as idades. 

Além de estar estratégicamente localizado, ao lado do Central Park, o que garante um roteiro fácil para seu dia: Museu e Parque. Fica a apenas 500 metros do famoso edifício Dakota onde viveu John Lennon até a sua morte. Dá pra descer um pouco antes conhecer o edifício e seguir a pé até o museu.



 Divulgação

 
Este é um dos maiores e mais belos museus de Nova York. Com 32 milhões de artefatos e peças divididas em 45 salas, o que pode significar que sua visita poderá demorar mais do que o previsto!
 
O que vocês vão poder ver: Uma infinidade de animais, pássaros e insetos de todos os continentes - o museu enfoca todos os temas seja da vida marinha ou terrestre das espécies animais ou relacionadas a astronomia e geologia.

Não percam a réplica em tamanho natural da gigantesca baleia azul e os esqueletos, fósseis e ovos de dinossauros.
 
 
Hayden Planetarium
 
 
 
Divulgação 
 

Se os arranha céus de Manhattan os impedem de ver as estrelas, não deixem de visitar o Hayden Planetarium, que fica adjacente ao Museu de História Natural. Dá pra fazer os dois programas em um mesmo dia, é incrível tanto para crianças como para adultos e adolescentes. A tecnologia de projeção é ultra-moderna e sempre há um espetáculo impressionante sendo apresentado.


Informações Adicionais:
Link: American Museum of Natural History
Museu Americano de História Natural
Central Park West na79th Street
 
Link: Hayden Planetarium
Localizado dentro do museu de História Natural
Entrada pela 81st Street no Central Park West
 
 
Metrô: Linhas B/C até 81 St, ou linhas 1/9 até a 79 St

 
Funcionamento: 
Diariamente das: 10hs - 17:45hs
O museu e o Planetário não abrem nos dias de Açao de Graças e Natal.
 
 
Valores Museu: 
Adultos: US$21
Crianças: US$12,50
Seniors (62+) e estudantes: US$16,50
 
 
Valores Museu e Planetário:
Adultos: US$27
Crianças: US$16,50
Seniors (62+) e estudantes:US$21

 
 

Metropolitan Museum of Art - MET KIDS

Faixa etária: A partir dos 6 anos



Divulgação


Esse museu é incrível e considerado um dos maiores e melhores museus do mundo. O museu é muito bem organizado e a grande dica aqui é você retirar na entrada folhetos com mapas  indicativos das diferentes alas ou itinerários com as sugestões para quem vai com crianças.  

Por ser muito grande, é quase impossível ver tudo em um só dia. Minha sugestão é escolher algumas alas com os assuntos que costumam ser mais populares entre os pequenos: A ala do antigo Egito, com as múmias e o rico acervo agrada os baixinhos de todas as idades. A ala das armaduras também chama muito a atenção da criançada, principalmente dos meninos.

Se estiver indo com crianças maiores ou adolescentes, com certeza eles irão gostar das obras de Picasso e Van Gogh expostas no museu.

Depois de sua visita, dê um pulo no Central Park que fica atrás do museu. Um programa imperdível!
 
 
Informações Adicionais:




1000 Fifth Avenue (5th Ave com a 82nd Street)

 
Metrô: 4, 5, 6 até 86 St
 
Funcionamento:
Terça à Quinta: 9:30hs .– 17:30hs
Sextas e sábados: 9:30hs.– 21:00hs.
Domingos: 9:30hs.– 17:30hs
O museu não funciona às Segundas (exceto segundas de feriado), no dia de Ação de Graças, Natal, e primeiro de Janeiro

 
Valores recomendados do Museu*:
Adultos: $25
Estudantes: $12
Seniors (65+) e estudantes: US$$17
 

* Esses são apenas valores sugeridos. Se o orçamento estiver apertado e vocês quiserem conhecer o Met, saibam que é possível pagar um valor simbólico pelos seus ingressos independentemente do dia escolhido.
 

Museu de Cera Madame Tussauds

 Faixa etária: A partir dos 7 anos (pelos super heróis da Marvel)


Divulgação
 





É um museu interessante para a família toda mas especialmente indicado para quem tem filhas adolescentes e pré-adolescentes. Elas ficam enlouquecidas com a possibiliade de tirar fotos com seus ídolos. São mais de 200 figuras em cera: cantores, artistas, atletas, políticos, super heróis e líderes religiosos, representados com uma fidelidade incrível. No final ainda há uma apresentação de um filme 4D com os super heróis da Marvel (incluída no preço do ingresso). 

Não tive a oportunidade de visitar o museu de cera de Nova York, mas se for como o de Londres... Valerá muito a pena!


Dica:  comprando suas entradas online você tem 20% de desconto,
para maiores informações clique
aqui:

 
Informações Adicionais:
Link: Madame Tussauds Museum
234 West 42nd Street, Entre as 7th e 8th Avenues,
Times Square

 
Metrô: 1, 2, 3, 7, N, Q, R, W, S (na 42nd Street-Times Square)
A, C, E (na 42nd Street & 8th Avenue)
B, D, F, V (na 42nd Street & 6th Avenue)



Funcionamento:




Domingo à quinta das:10hs - 20hs (último ingresso vendido as 20hs)
Sexta e sábado das:10hs - 22hs (último ingresso vendido as 22hs)


Valores:
Adultos 13+ anos:                   US$36*    US$28,80*
Crianças de 4 - 12 anos:         US$29*    US$23,20
Crianças abaixo de 3 anos:     Entrada franca
 * Valores direto no caixa
** Valores online



Intrepid Sea Space Air Museum     

Faixa etária: A partir dos 8 anos



Divulgação
 
 
Inaugurado em 1982, esse museu está localizado em um antigo porta-aviões utilizado durante a segunda Guerra Mundial  o "Intrepid". Apesar do tema ser aparentemente interessante apenas para garotos, o museu consegue divertir tanto os meninos como as meninas, sendo interessante também para os adolescentes: aviões supersônicos, helicópteros, um ônibus espacial, um submarino, simulador de vôo e cinema $D (esses dois, exclusos do valor dos ingressos) além de um legítimo porta-aviões.


Informações Adicionais:
Link: Intrepid Sea Space Air Museum
West side de Manhattan no Pier 86, 12th Ave. & 46th Street


Metrô:
A, C, E, N, R, S, 1, 2, 3, 7 até a 42nd St., seguir caminhando ou pegar o ônibus M-42 West até o Hudson River (12th Ave). Siga na direção norte até o museu Intrepid.


Funcionamento:
Diariamente das: 10hs às 17hs
Sábados, domingos e feriados das: 10hs às 18hs


Valores: 
Adultos:US$22
Crianças e Jovens de 7 a 17: US$17
Crianças de 3 a 6 anos: US$10
Sêniors (62+): US$18
Crianças abaixo de 3 anos: Entrada franca


Sony Wonder Technology Lab

Faixa etária: até 10 anos

 
 Divulgação





Aproveitamos um dia chuvoso e fomos conhecer o museu de tecnologia da Sony que é bem bacana, sobretudo se seu filho curte eletrônicos ou é fã de tecnologia. Fica ao lado do show-room da Sony.
Do lado de fora você é recebido por um robô que os convida a entrar e logo na entrada, vocês farão um cartão de identificação com um login, sua foto e sua voz, elementos que complementarão e serão utilizados nas atividades seguintes.
Lá dentro diversos jogos interativos e tecnológicos com e sem a tecnologia Kinect. A possibilidade de descobrir como é o funcionamento interno de diversos dispositivos eletrônicos. Possibilidade de realizar uma cirurgia virtual além de diversas outras atividade... Aconselho para quem tem filhos de até 10 anos, apesar do museu ser interessante para os adultos também. Um programa diferente e o melhor: Gratuito!
 
Informações Adicionais:
Link: Sony Wonder Technology
550 Madison Ave. com a 56th St


Metrô: 4, 5, 6, N e R até a 59th St e Lexington Ave. / E e M até a 5th Ave. / F até a 57th St. Walk com a 56th Street e Madison Avenue.

Funcionamento:
Terça à Sábado: 9:30hs.-17:30hs
O Sony Wonders não funciona aos domingos, segundas e feriados.
 
 
Valores:
A entrada é franca! O número de tickets é limitado para quem desejar retirar na hora. Recomenda-se fazer a sua reserva antecipadamente. A reserva poderá ser feita de 7 a 90 dias antes da data programada para sua visita pelos telefones abaixo.
Sony Wonders: (212) 833-8100
Relay Operator: (800) 421-1220


Children's Museum of Manhattan

Faixa etária: bebês até 6 anos



 
Divulgação


Esse museu é dividido em dois setores: Play Works e é especialmente recomendado para quem estiver com crianças pequenas, existem atividades até para os bebês! e All Ages para crianças maiores. É totalmente interativo e é quase um playground indoor. São cinco andares, que procuram despertar a curiosidade da criança com diversas atividades.

Já fiz um post anteriormente sobre Children's Museum of Manhattan. Clique aqui para maiores informações
 


Informações Adicionais:
Link: The Children's Museum of  Manhattan
212 West 83rd Street, entre a Broadway e a Amsterdam Avenues.
Fica a 700 metros do Museu de História Natural

 
  
Metrô  
Pegue a linha 1 train até a79th ou 86th St. Station.
Pegue a linha 2 ou 3 Express até a 72nd ou 96th St. Station, e faça baldeação para a linha 1

Pegue as linha s A, B, C, ou D até a 59th St. Station, e faça baldeação para a linha 1
Pegue a linha B ou C até a 81st St. Station



Funcionamento:
Domingo à sexta das: 10hs –17hs
Sábados das: 10hs19hs


Valores:
Adultos e crianças acima de 1 ano: $11.
Entrada franca na primeira sexta feira de cada mês

 

Children's Museum of the Arts

Faixa etária: De 2 a 8 anos


Divulgação


Se estiverem nas regiões do Soho, Village ou Tribeca e quiserem  encaixar um programinha para as crianças, esse museu  pode ser uma opção bacana! Além de estar localizado entre esses três bairros, aqui seus filhos vão realmente colocar a mão na massa!

Se você tiver um pequeno artista em casa, saiba que no Children's Museum of the Arts diversas atividades e materiais são colocados a disposição das crianças para que eles possam aprender e produzir uma obra de arte... 
 
As atividades são separadas conforme a faixa etária e interesse da criança. Ahhh! Os Pais também são convidados a participar, portanto preparem-se!  

A entrada custa US$11 para adultos e crianças com mais de 1 ano. Se você for em uma quinta feira entre 16 e 18 hs você paga um valor simbólico definido por você (Pay as you Wish).

Já fiz um post anteriormente sobre Children's Museum of the Arts. Clique aqui para maiores informações.


Informações Adicionais:
Link: Childen's Museum of the Arts
103 Charlton Street, between Hudson & Greenwich Sts


Obs: Se tiver filhos adolescentes, saiba que o museu oferece workshops de 2 horas com os mais variados temas. Informe-se no site.


Funcionamento:
Atenção o museu não funciona às terças feiras

Segundas e quartas: das  12hs -17hs
Quintas e sextas: das 12 às 18hs

Sábados e domingos: das 10 às 17hs


Valores:
Adultos: $11
Crianças (1 ano +):  $11
Bebês (0-12 meses): Entrada franca
Sêniors (65+): Entrada franca

Quintas feiras entre 16 e 18hs - Pay As You Wish - Pague quanto quiser