Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Bahia - Barra do Jacuípe

O encontro do rio Jacuípe com o mar, transformou esse pedacinho do litoral bahiano, em um lugar de grande beleza. O enorme coqueiral de um lado do rio assim como as suas águas mornas e mansas, protegidas pelos arrecifes e sua temperatura amena, que fica em média por volta dos 25o C também transformam a Barra do Jacuípe em um lugar especial para quem a visita a dois ou com crianças.



 


Já estivemos lá por duas vezes. Particularmente eu prefiro o lugar durante a semana por ser bem mais tranquilo. É preciso lembrar que estamos há apenas 32 km ao norte, do aeroporto de Salvador, devido a essa proximidade da capital e a imensa beleza do local, durante os finais de semana a Barra de Jacuípe poderá ficar muito cheia.

O trajeto até a praia começa na pracinha da igreja, ao lado do pequeno cruzeiro. Um caminho os levará a pé até a praia. Aproveitem o momento para apreciar a vista do manguezal às margens do rio.




No final desse caminho, vocês atravessarão uma pequena ponte por sobre a areia moldada pela foz do rio ou, por sobre a água, dependendo da maré. A ponte termina em um banco de areia onde em geral os banhistas gostam de ficar para aproveitar a paisagem e a água morna do rio Jacuípe.




 
 


Se estiverem com crianças, leve-as até próximo da ponte que atravessaram quando a maré baixar, para que vejam as centenas de mini carangueijos que ficam por ali.


 


Foto: Carol Garcia
 
 
 
 
Originalmente, como em muitas praias da região, a Barra de Jacuípe foi um povoado de pescadores. Hoje o rio ainda recebe os amantes da pesca de linha mas também de esportes náuticos, como jet-ski kite-surf e caiaques.

Dica: Apesar das águas do rio serem bastante tranquilas, fique atento a hora da maré cheia devido as correntezas

Dica 2: Existe um pequeno porto onde é possível alugar uma canoa para passear no rio.

Confira no vídeo abaixo algumas imagens da Barra do Jacuípe!




terça-feira, 19 de março de 2013

Bahia - Guarajuba

Situada a 43km ao norte de Salvador, essa antiga vila de pescadores no município de Camaçari, pouco guardou de sua origem simples. Suas lagoas onde garças vêm pousar inspiraram no entanto, o nome do lugar: Guarajuba em tupi-guarani significa garça dourada, nome bonito como o lugar...




Hoje, Guarajuba se tornou uma praia cobiçada por famílias que alugam casas por temporada, localizadas em um de seus sete condomínios de luxo. Muitas das casas são pé na areia, razão pela qual não há uma avenida na orla. No entanto, o calçadão com ciclovia convida os visitantes a um passeio ao longo da praia e, em suas ruas arborizadas podemos ver pela manhã a chegada de dezenas de miquinhos que visitam algumas residências onde, já sabem, encontrarão frutinhas deixadas pelos moradores.





As famílias ou grupos que frequentam Guarajuba procuram sobretudo conforto aliado a sossego. E quando digo sossego, baseio-me no simples fato de que ao contrário da Praia do Forte, que tem um grande apelo turístico com movimento intenso o ano todo, Guarajuba desenvolveu-se em torno de um grande assentamento de lotes e casas.





Aqui, quase não há pousadas ou restaurantes e praticamente não há vida noturna. Os momentos onde existe um pico de ocupação limitam-se portanto a feriados e fins de semana e, mesmo assim, o grande movimento nas praias concentra-se apenas em frente aos bares separados da área dos condomínios.
 




E já que tocamos no assunto bar e restaurante, minha sugestão para saborear um bom petisco de praia ou mesmo uma deliciosa moqueca é o Bar Restaurante do Prefeitinho, em frente ao mar. O restaurante do antigo prefeito de Camaçari funciona há 17 anos e não desaponta. A cerveja chega geladíssima e existem várias opções de tira-gosto bem saborosas no cardápio. Estivemos pelo menos por três vezes lá, e sempre ficamos com um gostinho de quero mais!

Endereço: Canto do Mar, s/n - Praia do porto
Telefone: (71) 3674-1933



A proximidade do lugar com outras belas praias da região  (Barra do Jacuípe - 10 km ao sul, Praia do Forte, 14km ao Norte e Imbassaí 22km ao norte), também é outro ponto a favor. Outra vantagem para quem vai com crianças é o mar... bem tranquilo, a água é gostosa e nas areias da praia, não é raro encontrar ninhos de tartarugas marinhas nos lembrando que sim! Estamos próximos do Projeto Tamar e, sim! Aqui também é uma área de desova desses animais tão encantadores!




Se a proposta for descansar, e relaxar com um sistema all-inclusive, saiba que em Guarajuba existe um resort implantado em uma área de 200.000m2 com centro náutico e atividades para a família toda. Para maiores informações sobre o Vila Galé Marés Resort, clique aqui.

Para aluguel de casas por temporada, clique aqui.
 

Como chegar:

  • De carro: De Salvador, acesso pela BA-099 (Linha Verde) aproximadamente 40km
  • De ônibus: A empresa Linha Verde faz a trecho Salvador - Guarajuba

Bahia - Imbassaí

Essa pequena vila situada no município de Mata de São João - ao norte de Salvador - Bahia, foi no passado uma antiga aldeia indígena. Aliás, o nome Imbassaí é a herança deixada por esses povos Tupi, significa caminho do rio mas ganhou dos moradores uma nova versão: caminho das águas e não haveria nome melhor a ser escolhido para esse lugar.



Em uma área de proteção ambiental, Imbassaí é banhada por um rio de águas mornas e tranquilas de um lado - que faz a alegria da criançada, e pelo mar e suas espumas brancas do outro. Os dois caminhos d´água seguem paralelos, a poucos passos um do outro... são apenas 50 metros a separar a água doce do rio, da água do mar... 50 metros de areia fofa e brisa refrescante.




O lugar recebe seus visitantes com suas águas, sua hospitalidade e suas belezas e se revela um local muito agradável e especial para quem está com crianças. A natureza foi muito generosa com esse pedaço de chão. A praia é linda e fica a apenas 63km de Salvador e a 10km da  Praia do Forte,  no entanto é bem mais simples e rústica do que sua vizinha famosa.




A prefeitura da Mata de São João vem trabalhando e investido bastante na vila implantando um sistema de esgotamento sanitário, pavimentando as ruas e construindo uma ciclovia paralelamente aos trabalhos de recuperação ambiental.

Toda essa atenção e investimentos vem atraindo cada vez mais restaurantes, pousadas e até mesmo resorts que sucumbiram às belezas do lugar. Um condomínio de casas também foi construído. Dependendo da dinâmica de sua família, alugar uma casa pode ser uma boa sugestão para viagens com grupos maiores.






Para chegar até a praia, basta atravessar por sobre a ponte e tomar a trilha que acompanha o rio, seguindo por ela a pé; Minha dica no entanto é tomar uma chalana que sai de baixo da ponte e segue pelo rio até a praia, um passeio muito agradável e divertido para todos, especialmente para as crianças. O trajeto é bem curtinho são cerca de 5 minutos mas vale a pena experimentar!




Inúmeros barzinhos situados na faixa de areia entre o rio e o mar, também convidam os banhistas a ficar por ali e provar seus petiscos. O cardápio é bem diversificado,  diferentes frutos do mar como iscas de peixe frito, caranguejos além de batatas fritas, aipim, acarajés, água de côco, cervejinha gelada... Quem resiste? No rio, existe ainda a opção de se alugar um caiaque para um passeio, os maiores adoram!




Os bares também dispõe de cadeiras, barracas além de oferecer banheiros. Esse trecho da praia, muito agradável e calmo durante a semana, vê seu movimento aumentar bastante aos finais de semana portanto, se quiserem mais tranquilidade, minha dica é seguir pela faixa de areia na direção sul (ou a direita para quem está olhando o mar), até a foz do rio que fica em frente ao Resort Costa dos Coqueirais: esse é o lugar ideal para lagartear nas águas rasas do rio e brincar com as crianças. Dificil mesmo será ir embora dali...

Cachoeira Dona Zilda

Que tal um banho de cachoeira depois de um dia de praia? A pequena queda d´agua cercada pela mata está localizada dentro da Fazenda Santo Antônio próxima ao povoado de Barro Branco, a 800 metros do asfalto, é uma opção diferente de programa na região.




A entrada fica bem em frente ao acesso para Imbassaí. Para visitar a cachoeira é necessário pagar uma pequena taxa de manutenção de R$3,00 (estacionamento no local).

Praia do Forte

Bem próxima de Imbassaí, a Praia do Forte oferece inúmeras opções de programas dentre os quais o projeto Tamar. Já fiz um post sobre o lugar. Para conhecer um pouco mais sobre a Praia do Forte clique aqui!

Para informações sobre aluguel por temporada clique aqui!


segunda-feira, 18 de março de 2013

Londres - O restaurante mais romântico

Esse post não é exatamente destinado para suas férias com a família, mas principalmente voltado para áqueles casaizinhos românticos que estão se encaminhando para formar sua própria família.






O restaurante Clos Maggiore é um sopro de ar fresco para qualquer casal apaixonado. Inspirado nas regiões da provença e toscana, oferece pratos da culinária francesa e italiana recriados pelo chef Marcellin Marc. Além das opções presentes no cardápio pode-se optar pelo menu degustação (opção mais econômica no almoço).






Imagine-se em um cenário de sonhos onde flores brancas e folhagens pendem do teto sobre as mesas iluminadas por pequeninas velas acesas... Parece lindo não é mesmo? Acrescente a isso, uma lareira, uma culinária primorosa, um serviço correto e atencioso em um ambiente intimista e acolhedor com uma impecável carta de vinhos... Muito bom pra ser verdade? Mas sim! esse lugar existe e está situado no coração de Covent Garden.







O salão mencionado acima é o jardim de inverno (conservatory room) do restaurante e o lugar mais procurado da casa, portanto se a intenção for a de jantar ou almoçar por ali, é imprescíndível que façam sua reserva diretamente com o restaurante ou pelo site da Open Table. Nos outros salões, (sala íntima e salão do primeiro andar) a madeira escura e as velas dão o tom aconchegante ao lugar que ainda dispõem de lareiras.

 

Premiações

O Clos Maggiore também se orgulha da extensa lista de prêmios recebidos dentre os quais o London's Most Romantic Restaurant do Harden's Guide 2013, o Most Romantic in the UK doToptable 2012, o "Sexiest Restaurant" in the UK da revista The Times 2012, o Top Rated "Most Romantic" in the UK do site Open Table além de 3 Rosettes 2013 no AA Guide, o Notable Wine List UK 2013 do AA Restaurant Guidee o Best of Award of Excellence 2012 do Wine Spectator


Informações Adicionais:

33 King Street, Covent Garden
Tel: +44 (0)20 7379 9696
Email: enquiries@closmaggiore.com


Segunda a Sábado
Almoço - 12hs à 14:30hs
Jantar - 17hs à 23hs
Domingos
Almoço - 12hs à 14:30hs
Jantar - 17hs à 22hs


Ficou curioso? Gostaria de conhecer as opções do cardápio, consultar os valores? Clique aqui!
Para mais fotos e informações clique aqui!
Para fazer sua reserva diretamente com o restaurante clique aqui!


Nova York - Parte 7 - Onde comer bem economizando

Que uma refeição rápida, cai bem em qualquer roteiro nós já sabemos. Mas... e se pudermos acrescentar, nas nossas escolhas, um pouco mais de sabor com um precinho especial? Nesse post apresentamos cinco sugestões de onde comer bem economizando em Nova York.


Katz’s Deli



 
  • 205 East Houston Street
Segunda a quarta das 8hs às 22:45hs,
Quinta das 8hs às 2:45hs,
Abre as sextas às 8hs fechando no domingo às 22:45hs


O Katz's Deli tornou-se mundialmente famoso após a cena antológica do falso orgasmo de Meg Ryan no filme Harry e Sally. O restaurante, no entanto, esse é um antigo conhecido dos nova-iorquinos. Inaugurado em 1888 e situado no Lower East Side já recebeu inúmeros visitantes ilustres como vocês poderão notar nas fotografias expostas nas paredes.




Como toda a autêntica delicatessen nova-iorquina, vive cheia, é barulhenta, meio caótica e tem aquela decoração retrô americana típica. As mesas da esquerda são para o serviço a la carte, com garçom. As demais para o serviço self-service, nesse caso terão de fazer uma fila. Não desanime! As filas poderão ser grandes, mas costumam andar bem rápido. 

O cardápio é bem variado, contando com saladas, grelhados, sopas, omeletes, sobremesas e lanches... mas,  o restaurante tornou-se conhecido por oferecer um dos mais saborosos sanduíches de pastrami de Nova York: Uma montanha de carne entre duas fatias de pão de centeio temperados com mostarda amarela, simplesmente maravilhoso. Para acompanhar peça as batatas steak cut por US$5
 


 
divebars2fivestars.com


Dica: As porções são muito bem servidas, o preço não é exatamente barato, mas também não é caro, cerca de US$16 por um sanduíche que dá tranquilamente para dividir por dois e sair muito satisfeito. Vá preferencialmente  durante o dia evitando o horário de pico das 12 às 14hs.

Shake Shack





  • Flatiron District: 23 street esquina com a Madison Avenue -  no canto sudeste do Madison Square Park
  • Upper East Side: 86th Street - a 500metros do Metropolitan Museum of Art
  • Upper West Side: 366 Columbus Avenue (com a West 77th St.) - a 150 m do Museu de História Natural
  • Battery Park City: 215 Murray St entre a entre West St e a North End Ave - cerca de 800m do ground zero
  • Theatre District: 691 8th Ave (8th Ave esquina com a 44th St) - a 450 metros dda Times square
  •  Brooklyn: 409 Fulton Street (entre a Willoughby Street e a Adams Street) - 1km da Brooklyn Bridge

Funciona diariamente das 10:45hs às 23hs

Segundo críticos culinários essa é seguramente, a rede que oferece um dos melhores hambúrgueres de Nova York. Muito, mas muito superior ao Mc Donalds ou Burger King. 

Além dos tradicionais hamburgueres - inclusive na versão vegetariana (com um delicioso cogumelo portobello a milanesa no lugar da carne). O cardápio ainda oferece diferentes tipos de hot dogs, batatas fritas altamente viciantes, crocantes,  com ou sem cheddar - e milk-shakes. 

Como nem tudo são flores, o lugar tem sempre longas filas.... mas, compreende-se o o por que após provar um de seus deliciosos sanduíches.





Outro grande diferencial da casa, é que a carne, 100% angus beef, é moída na hora e tem certificado de origem com garantia de ausência de hormônios e antibióticos. Ahh! Você ainda poderá escolher o ponto de cozimento da carne!

Resumindo: boa comida, ambiente agradável e preço justo... o que mais se poderia desejar?!

Penelope





  • 159 da Lexington Ave com a 30rd street|- Aproximadamente 750 metros do Empire State Building
Aberto de segunda a domingo das 8hs às 23hs
Sábados e domingos das 8hs às 16hs


Esse lugar é para fugir das junk-foods. Pequeno e charmoso, meio padaria, meio bar e restaurante "Penelope" oeferece as tradicionais receitas americanas preparadas de modo caseiro. São panquecas, waffles, muffins, mas também inúmeras opções de salgados como ovos poché com salmão, saladas, massas e pratos rápidos. Agradavel para tomar um brunch na parte da manhã mas também muito cômodo  para quem procura algo para comer no final da noite.



 newyork.seriouseats.com
 

Lombardi’s Pizza

 

 

  • 32 Spring Street  - Little Italy
De domingo a quinta das 11:30hs às 23hs
Sextas e sábados das 11:30hs a 00h

Inaugurado em 1905 esse é um dos primeiros restaurantes de Nova York e a primeira pizzaria da América.

Mais de cem anos se passaram, mas a Lombardi's pizza ainda detém o posto de uma das melhores pizzarias de Nova York




As pizzas são oferecidas em dois tamanhos: 18 polegadas (8 fatias por US$20,50) e 14 polegadas (6 fatias por US$16,50), são preparadas com tomates, mozzarela e folhas de manjericão sendo todos os ingredientes frescos. A partir daí vocês criam seu sabor acrescentando a cobertura que desejam são os "toppings", cada um custa US$3,00 (cogumelos selvagens frescos, pancetta, almondegas caseiras, anchovas importadas etc.). Existem ainda as pizzas brancas, cuja base, sem molho de tomate recebe ricotta, pecorino, mozzarela, oregano e manjericão com um toque de pimenta do reino e azeite com alho. (US$22,50 e Us$18,50 respectivamente). Além das pizzas, calzone por US$12 além de duas opções de salada e dois tipos de petiscos.




A decoração é bem tradicional, com as toalhas das mesas com estampa quadriculada vermelha e branca, fotografias de artistas que já estiveram no restaurante... Um pedacinho da Itália no coração de Nova York!

Só aceitam dinheiro.

Gray´s Papaya

 
 
 
  • 402 Avenue of the Americas - Greenwich Village 
  •  2090 Broadway - a 500m do Dakota Building onde morou Jonh Lennon
  •  
Famoso pelos deliciosos hot-dogs, o Gray's Papaya oferece também, muffins, donuts, bagels, croissants e, como alternativa aos refrigerantes, sucos naturais além de café. Cachorros quentes são a comida de rua, por excelência, dos nova-iorquinos. O Gray´s Papaya talvez seja uma das mais tradicionais a oferecer o mais popular e delicioso hot dog da cidade. Com diferentes opções de acompanhamento: queijo, picles, chucrute, cebolas... É uma deliciosa maneira de deliciar-se por pouco mais de US$2.


terça-feira, 5 de março de 2013

Paris - Parc Monceau (paris com crianças)

Existem inúmeras atividades especialmente pensadas para as crianças na cidade de Paris. Museus, parques, jardins, aquários, ludotécas. Se sua família pensa em levar crianças pequenas para uma viagem à cidade luz, procurem, entre um programa e outro, incluir alguns passeios para seus pequenos companheiros de viagem e garanta ótimos momentos em família.

Parc Monceau (8ème arrondissement) 

 

Entrada franca
35 boulevard Courcelle
Entradas : boulevard de Courcelles, avenue Vélasquez, avenue Van Dyck, avenue Ruysdael
Metro: M° Monceau, linha 2 (M2)
Ônibus: linha 30

Bicicleta -Velib'
  • Estação N° 17018, 4 rue de thann
  • Estação N° 8036, 39 rue de lisbonne
  • Estação N° 8044, 2 rue alfred de vigny




O 8ème arrondissement é principalmente conhecido pela Av des Champs Élysées. Neste bairro, no entanto, luxo, cultura e alta gastronomia convivem harmoniosamente oferecendo a seus visitantes inúmeras opções de roteiros. 





Pouco conhecido pelos turistas, esse pequeno parque quase aristocrático, fica à apenas 1km do Arco do Triunfo seguindo a pé pela Avenue Hoche.


  


Comprado pelo estado em 1852 e inaugurado por Napoleão III em 1861 foi entregue a população pouco mudando desde então. Este é sem dúvida um dos mais belos parques da capital. Muito arborizado, é um lugar agradável para se caminhar enquanto aprecia-se as suas grades em ferro com  detalhes dourados, suas monumentais árvores centenárias, seu lago, suas esculturas e monumentos: o grande escritor francês Marcel Proust foi um fiel frequentador deste parque.




Um programa excelente para se relaxar contemplando a natureza, fazer um piquenique ou levar as crianças para brincar. Este é, aliás, um dos principais motivos de ser tão visitado pelas mamães parisienses e pela comunidade russa que frequenta a catedral ortodoxa Alexandre Nevsky (1861) que fica bem próxima dali.




Atrações: Seus filhos de 0 à 3 anos, poderão desfrutar de duas áreas de jogos, com balanços e trepa-trepas, escorregadores e um tanque de areia. Para os maiores existe ainda o skate park, passeios de poney ou carrossel.




O parque ainda disponibiliza, banheiros públicos, wi-fi e uma barraquinha com snacks

Dica: Durante o mês de maio as jovens mamães patas e seus lindos patinhos dão um show a parte. Vai com crianças? Não deixe de encantar seus filhos com esse lindo espetáculo.

Dica2: No verão durante os finais de semana o parque costuma ficar lotado, procure visitá-lo durante a semana quando estará mais tranquilo