2ème arrondissement
(leia: deuxième - desiemm)
Sem grandes atrativos mas podemos ainda destacar a Biblioteca
Nacional da França e sua impressionante, majestosa e luminosa "Salle
Ovale" cuja construção levou cerca de 40 anos até ser concluída em 1932. No segundo arrondissement também está o edifício da Bolsa de Valores.
3ème e 4ème arrondissements
(leia: trosième - truasiemm e quatrième - catriemm)
Nesses dois arrondissements
está localizado o badalado bairro do Marais (leia Marré), reduto de artistas, jovens
descolados e público GLS. Região sobretudo residencial, outrora habitada por
alguns nobres como Mme Sévigné que deu nome a rua (rue de Sévigné). Mas, não foram apenas
nobres que habitaram esse lugar: o Marais recebeu diferentes comunidades como a
judaica assim como imigrantes chineses que aqui chegaram durante a primeira
guerra mundial.
Aqui diversas mansões e
antigas residências funcionam como hotéis: o Hôtel de Clisson por exemplo funciona onde ficava o castelo de mesmo nome construído em 1380. Apenas o monumental portal ladeado por duas torres ainda está de pé mas impressiona quem passa pelo No 58 da Rue des Archives.
Enfim... é uma região
agradabilíssima para se passear... inúmeras galerias, pátios escondidos,
boulangeries, lojas de design, ateliers além de boates e barzinhos gay
friendly... ela recebe diariamente um público, antenado e disposto a se perder
por suas ruas de paralelepípedos para fazer, a cada esquina, suas próprias
descobertas.
Descobrimos uma loja no Marais com objetos de decoração e design que é uma graça. Chama-se Moïa - no No 59 da Rue des Francs Bourgois. Eles têm sempre novidades e estão quase em frente do prédio dos arquivos nacionais que também é lindo! O que trouxemos de lá? um saleiro e um pimenteiro de anjo e demônio que está sempre em nossa mesa nos almoços e jantares especiais!
Dica:
Gostamos de comprar uma ou outra lembrancinha para casa a cada viagem. Algo que nos faça lembrar daquele lugar onde vivemos novas experiências, onde fizemos novas descobertas, alguma coisa para quando estivermos de volta, quando usarmos ou simplesmente olharmos e que nos trará boas lembranças... e não é que funciona?Descobrimos uma loja no Marais com objetos de decoração e design que é uma graça. Chama-se Moïa - no No 59 da Rue des Francs Bourgois. Eles têm sempre novidades e estão quase em frente do prédio dos arquivos nacionais que também é lindo! O que trouxemos de lá? um saleiro e um pimenteiro de anjo e demônio que está sempre em nossa mesa nos almoços e jantares especiais!
A primeira loja europeia da Nike: a Nike - le Marais foi inaugurada no bairro do Marais, no número 12 da rue des Hospitalières Saint-Gervais (ver foto acima). Para as delícias da culinária judaica, escolha onde, pois são encontradas em diversos endereços. O que provar? experimente o
"sanduíche vegetariano" ou falafel .
Dica:
Apesar de feinho, e bem
simplesinho o l'As du Falafel localizado na Rue des Rosiers, 34 (Métro
st Paul) não decepciona e continua a oferecer o que provavelmente é o melhor
falafel da cidade. Uma prova que a baixa gastronomia também pode ser
maravilhosa.
Passeio obrigatório para quem vai ao Marais :
a famosa Place des Vosges construída durante o reinado de
Henrique IV em 1605 e inaugurada em 1612 a tempo de comemorar o casamento de
Ana da Áustria com Luís XIII.
Aqui aconteceram diversos duelos entre aristocratas sedentos por acertar suas diferenças. Passeie por sob suas arcadas e visite as inúmeras lojinhas e galerias ali dispostas. Repare que ao contrário dos outros prédios parisienses, a place des vosges tem em sua construção tijolos avermelhados.
Aqui aconteceram diversos duelos entre aristocratas sedentos por acertar suas diferenças. Passeie por sob suas arcadas e visite as inúmeras lojinhas e galerias ali dispostas. Repare que ao contrário dos outros prédios parisienses, a place des vosges tem em sua construção tijolos avermelhados.
Dica:
Vai com crianças maiores ou
adolescentes? Aproveitem para visitar a Casa de Victor Hugo.
Localizado na Place des Vosges, a visita é bem rápida e gratuita. Se for
com crianças menores, ainda na Place des Vosges existe um pequeno
playground bem diferente, ótimo para dar aquela quebradinha no passeio e
distrair as crianças antes de continuarem!
Você se lembra?
"Eu sou pobre, pobre pobre de marré, marré, marré, eu sou rico rico rico de marré deci! ", se você já se perguntou o que patavinas significava isso... aí vai:
Trata-se da adaptação de uma antiga cantiga francesa “Je suis
pauvre pauvre pauvre du Marais Marais Marais, je suis riche riche riche d’la
Mairie D’Issy”.
Marais e Mairie d'Issy são dois bairros de Paris. Antigamente o
Marais era um bairro pobre e Mairie d'Issy um bairro rico!
Um pouco mais do Marais? Museu
da Historia de Paris ou Carnavalet e Museu Picasso!
O quarto arrondissement é também onde está localizada a Praça da Bastilha, local simbólico da revolução francesa já que a famosa fortaleza de mesmo nome foi destruída; a Île de la Cité, onde nasceu a cidade e onde está a Catedral de Notre Dame. Aqui também fica o Hôtel Dieu, o mais antigo hospital dessa capital.
Dica:
Se estiverem com crianças não esqueçam de assistir juntos ao filme do corcunda de Notre Dame antes de visitá-la. Crianças adoram reconhecer os lugares dos filmes que já assistiram.
Siga por trás da catedral e atravesse a ponte Saint Louis para alcançar a ilha de mesmo nome. Deliciosa para se passear a pé, preparar um piquenique, tomar um sorvete, ver o tempo passar... Aos fins de semana nessa ponte existem músicos tocando.
Visitar a sede da sorveteria Berthillon criada em 1954 é quase uma obrigação. Sugestão: caramel au beurre salée ou Tiramisu a moda da casa que são sabores tradicionais na casa mas, a cada estação, eles renovam o leque de opções. Para a primavera 2013 algumas opções são o sorbet de mojito, Iogurte com cassis, abacaxi assado com manjericão fresco e por aí vai...
Dica:
Se quer aproveitar o verão saboreando um dos sorvetes Berthillon em seu endereço original (29-31 rue saint louis en l'ile - Metrô Pont Marie), vai se decepcionar. Por incrível e mais surreal que possa parecer, a famosa sorveteria fecha as suas portas ao público geral na estação mais quente do ano para suprir as encomendas de seus revendedores. Portanto Berthillon no verão, só através de seus colaboradores. Sorveteria Berthillon fechada em 2013 de 21/07/13 à 4/09/13