Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Londres - Economizando Parte 2 - Museus

Poucos imaginam, mas Londres oferece uma enorme opção de museus simplesmente sensacionais que merecem sua visita.

São mais de 250 museus, a maioria totalmente GRÁTIS! Isso mesmo!!! Arte, Cultura, Tecnologia... Você se  diverte e ainda economiza suas libras!

Museu de História Natural - Natural History Museum

  • Estação South Kensington 


Foto arquivo pessoal: Asla W. Marino


O Museu de História Natural fica no Bairro de South Kensington na Cromwell Road – É dividido em 5 áreas, cada uma tratando de um ramo diferente da ciência ou terra... (Botânica, Paleontologia,  Mineralogia, Zoologia e  Entomologia).

Possui uma coleção de esqueletos de dinossauros bem impressionante, uma baleia azul, aranhas, meteoritos, um simulador de sismos ou terremotos... Na seção reservada a biologia humana, as crianças poderão ver uma réplica de um feto gigante, com os sons ouvidos dentro do útero materno.
É um museu bastante lúdico, interativo e interessante. Ideal para crianças a partir de 6 ou 7 anos. As crianças pequenas também aproveitam bastante o museu, mas fique atento para não levar os menores no T- Rex animatronic pois pode ser bastante assustador!


Horário de Funcionamento:


De segunda à sábado das 10hs às 17:50hs
Domingos das 14hs as 17hs
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro
www.nhm.ac.uk/index.html


Dica:

A partir de 02 de novembro até 06 de Janeiro, um rink de patinação com 1000m2 e uma árvore de natal no centro é montada ao lado de um carrossel bem em frente ao museu. Essas atrações são pagas, mas a diversão é garantida!


Site do Natural History Museum


Quais os valores dos tíquetes para a patinação e o carrossel?

Volta no Carrossel: £3
 

Dica:

Economize quando for patinar! Conforme os horários os valores da hora de patinação variam. Patine fora dos horários de pico e economize suas libras!


Crianças (até 12 anos):
Peak -  £9  (nos horários de pico)
Off-Peak - £8 (fora dos horários de pico)


Adultos:
Peak - £13.50 (nos horários de pico)
Off-peak - £11.50 (fora dos horários de pico)


A familia inteira quer patinar... Existe alguma forma de se economizar? 

Claro!!! Economize pedindo o "Family Ticket"!
O pacote família fica entre £31 e £38 (conforme o horário)
O family ticket dá direito à dois adultos e duas crianças ou um adulto e 3 crianças


Quer incluir a visita ao museu em um roteiro? clique aqui


Museu de Ciências - Science Museum

  • Estação South Kensington 





Fica bem atrás do Museu de História Natural, na Exhibition Road. Aviões antigos, automóveis, a locomotiva de Stephenson "The Rocket de 1829,  a capsula original da Apolo 10, e mais: Arte, Medicina, Tecnologia, Clima... a cada salão uma nova surpresa. Interessante e interativo!
  

Arquivo pessoal : Asla W. Marino

Horário de Funcionamento:

De segunda à sábado das 10hs às 18hs
Domingos das 14hs as 17hs
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro
www.sciencemuseum.org.uk
 

 

Dica:

Dentro do Museu funciona um Cine I-Max 3D, e alguns simuladores. Atrações cobradas.


Valores I-Max 3D?

Adultos £10.00
Crianças £8.00
Família ( 1 adulto, 2 crianças) £20
Família ( 2 adultos, 2 crianças £27
Família ( 2 adultos, 1 criança) £21

 
O valor dos simuladores varia conforme a atração: Adultos em geral £6, crianças £5 famílias de £12 a £17

 
Quer incluir a visita ao museu em um roteiro? clique aqui

 

Victoria and Albert Museum

  • Estação South Kensington 




Vocês têm filhas adolescentes fashionistas? Talvez vocês pais gostem de moda, ou arte, ou design, ou decoração? Pois saibam que este é o maior museu de design do mundo.  

Curiosos? Este museu conta com mais de 3000 objetos provenientes das mais variadas culturas do planeta. Cerâmicas, mobiliário, artigos de moda, peças em vidro, jóias, peças em metal, fotografias, esculturas... As exposições permanentes são gratuitas. Aproveitem!!! Fica bem ao lado do Museu de História Natural na Cromwell Road!
Chegue cedo e se apaixone por suas galerias e objetos de arte. Depois relaxe em seus jardins internos com as crianças,  lanche e aprecie suas fontes.

Se estiverem acompanhados de adolescentes, dá até para fazer uma dobradinha de museus! Escolha um dos dois outros acima e tenha um dia deliciosamente cultural!

Horário de Funcionamento:

Diariamente das 10hs às 17:45hshs
Sextas das 10hs às 22hs
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro
www.vam.ac.uk/


Dica:

Existem alguns cafés no museu. O 'Garden Café' por exemplo, oferece lanches que podem ser consumidos no jardim e o café principal oferece pratos variados para crianças de até 10 anos pela metade do preço.

Quer incluir a visita ao museu em um roteiro? clique aqui

 

Tate Modern

  • Estação Mansion House (750m)


Weeping Woman - Pablo Picasso - 1937

Mais um museu imperdível na cidade de Londres. O Tate Modern é o museu de arte moderna e conta com obras de Pablo Picasso, Edvard Munch, Salvador Dalí, Jackson Pollock, Andy Warhol dentre outros.
Fica em South Bank, às margens do rio Tâmisa. O Tate Modern foi instalado em um prédio onde antigamente funcionava uma usina elétrica desativada.  Oferece visitas guiadas gratuitas em horários programados e ainda conta com um terraço onde vocês poderão subir para apreciar uma vista linda da cidade.

A lojinha também é uma perdição... difícil não se encantar com alguma coisinha!

Estamos indo para Londres com crianças e não sabemos se é uma boa idéia o Tate Modern...

 
Isso não é problema e nem desculpa para deixarem de visitar o Tate Modern:
  • Existe um espaço novo no museu para menores de 5 anos e suas famílias. O "The Under 5s Zone" convida as crianças à uma exploração criativa, física e sensorial de diversos temas inspirados nas obras cubistas.
  • No quarto piso existe ainda um espaço interativo com games, filmes e atividades para crianças e adultos de todas as idades.
Nos finais de semana, das 11hs às 16hs  o museu disponibiliza para as crianças diversos materiais e as convida a experimentar e criar sua própria arte. 



 Fonte: Tate Modern

Horário de Funcionamento:

Domigo à quinta das 10hs às 18hs
Sextas e Sábados das, 10hs às 22hs

O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro
www.tate.org.uk/visit/tate-modern/



Dica:

Existe ainda uma promoção dos cafés e restaurante do Tate Modern para o horário de almoço onde: O pedido de um prato principal e de uma sobremesa por um adulto dá direito à refeição gratuita do cardápio infantil para crianças de até 12 anos.
 


 

British Museum

  • Estação Tottenham Court Road (500m)
  • Estação Holborn (500m)

 
British Museum
 
  
Não percam a oportunidade de visitar o museu mais antigo museu do mundo, criado em 1753. Ahh, prepare-se para andar são 94 galerias totalizando 4Km de extensão de obras de arte. Mas não se assuste! O museu é totalmente gratuito. Escolha uma área de interesse  e explore o que mais lhe interessar entre suas 6 milhões de peças! Se tiver filhos pré-adolescentes será uma oportunidade incrível de conhecer toda a matéria que foi ou será ministrada.: A Pedra Roseta... sim ela está no British Museum; Antiguidades assírias, persas, gregas egípcias... difícil será decidir o que visitar.

Dica:

  • Crianças adoram "ver" com as mãos, não é mesmo? Que tal então participar da oportunidade única de manipular objetos da coleção do museu. Voluntários os ajudarão e responderão às suas dúvidas (diariamente das11hs às 16hs - salas 1, 2, 24, 33, 49 e 68) Grátis.

  • Guias multimídias para adultos e crianças: £5 para adultos £3.50 para crianças abaixo de 12 anos

Horário de Funcionamento:

De segunda a sábado das 9hs às 18hs
Sextas das 9hs às 20:30hs
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e no dia 1o de Janeiro
www.britishmuseum.org/



National Gallery Museum

  • Charing Cross
National Gallery


Este importante museu londrino conta com uma das mais importantes coleções de arte do mundo. São 2300 telas do século XIII ao XIX. Velázques, Botticelli, Van Gogh, Rembrandt, Degas, Michelangelo, são alguns dos mestres que aqui poderão ser vistos.

Este museu é mais interessante para os pais do que para os filhos. Vale a visita se for com crianças maiores ou adolescentes... Em todo o caso se estiver na região da Trafalgar Square não deixe de visitar, mesmo que rapidamente.


Horário de Funcionamento:

De segunda a sábado das 10hs às 18hs
Sextas das 10hsàs 21hs
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e no dia 1o de Janeiro
www.nationalgallery.org.uk/

 

Dica:

Vocês estão em uma praça muito importante de Londres: A Trafalgar Square. A praça recebeu esse nome por causa da batalha naval de Trafalgar onde o exército Britânico venceu a esquadra Franco-Espanhola durante a era Napoleônica. O Almirante Nelson comandou as forças Britânicas nessa batalha. Ele é considerado até os dias de hoje como o maior estrategista naval que já existiu. Nessa praça está  a Coluna de Nelson guardada por quatro leões de bronze.

Londres - Roteiro 1: Museu, Parque e Albert Hall

Vai visitar o museu de História Natural, Museu de Ciências ou Victoria and Albert Museum com a família? Você sabia que estes museus ficam a 800 metros de dois dos mais lindos parques de Londres? Sabia que no caminho, entre esses museus e esses parques está uma das casas de espetáculos mais importantes do mundo? Não? Então esse roteiro é para você que quer aproveitar e conhecer o melhor de South Kensington!
 

 
Arquivo pessoal: Foto - Asla W. Marino
 
 
 

Por onde é melhor começar? Por um dos parques ou por um dos museus ?

 
Sugiro começarem o roteiro por qualquer um dos três  museus acima, pela manhã - os três museus são vizinhos. Principais vantagens: A família toda estará descansada e bem disposta... Os museus estarão mais vazios, a família terá uma qualidade de visita melhor, mais rápida e bem menos cansativa.

Como fazemos para chegar aos museus?

Metrô: Estação South Kensington
Ônibus: As linhas 14, 49, 70, 74, 345, 360, 414 e o C1 passam perto do museu.
A linha 360 tem uma parada na Exhibition Road.

 

 

Royal Albert Museum

 

Saindo do museu, sigam pela Exhibition Road e passem em frente ao Royal Albert Hall: a famosa casa de espetáculos e shows construída a pedido da Rainha Victoria em memória ao seu marido, o príncipe consorte Albert. Albert sonhava ver um lugar que promovesse a compreensão e valorização das artes e da ciência, no coração da propriedade de South Kensington. Um lugar que fosse rodeado de museus em um meio propício à aprendizagem. A casa foi inaugurada em 1871 e tem capacidade para 6000 pessoas. Os brasileiros sertanejos Jorge e Mateus gravaram em setembro de 2012 seu DVD nessa casa. Também já passaram por lá Rod Stewart, Adele, Oasis, Jimi Hendrix dentre outros.


    Royal Albert Hall - Arquivo pessoal : Asla W. Marino
 
 

Pode-se visitar o Royal Albert Hall ?

 
Caso queiram visitar seu interior, será cobrada uma entrada de £11. As fotos são terminantemente proibidas.


 

Kensington Gardens

 
"Kensington gardens" fica bem pertinho desses três museus, a apenas 800 metros! Um jardim bem mais tranquilo do que o Hyde Park que fica ao lado, e separado apenas pelo rio Serpentine. Que tal então terminar o nosso roteiro e o seu dia com um sopro de ar fresco relaxando com uma bela caminhada em família pelo parque preferido da Lady Diana?

 
 


Palácio de Kensington e Round Pound - Arquivo pessoal: Foto: Isabella W. Marino

 
 
O Palácio de Kensington foi sua residência oficial! Leve um pãozinho e deixe as crianças  se divertirem alimentando os cisnes  e patos no Round Pound ou leve amendoins para os esquilos nas lindas aléas do parque! Caminhe até os jardins italianos, visite a escultura do Peter Pan e quem sabe até: o Palácio de Kensington. O piquenique também é por sua conta!

 

Hyde Park

Com toda certeza este é o parque real mais famoso da cidade. Junto com Kensington Gardens que fica adjacente forma uma das maiores áreas verdes de Londres. Como possui uma ótima infra-estrutura, é uma boa pedida para famílias acompanhadas de crianças: banheiros, restaurantes, um playground maravilhosos com um navio





 
Obs: A letra "A" e as três estrelinhas amarelas na parte inferior do mapa indicam onde estão os museus.
A Letra B indica onde fica o Royal Albert Hall, e a Letra C, uma das entradas do Kensington Gardens 
 
 

Dica:

Se quiserem visitar a loja Harrod's, basta seguir a pé pela Cromwell Gardens tomando o sentido da esquerda, (se estiver de costas para o museu). A Harrod's estará a 950metros de distância.
 
 
 
 






 


sábado, 24 de novembro de 2012

Londres - Economizando Parte 1 - Metrô

Optamos pelo metrô em nossas viagens por ser um meio de transporte extremamente fácil e rápido de nos deslocarmos até o ponto inicial do roteiro que definimos para o dia. Essa é também a forma mais ágil de retornarmos ao hotel depois de um dia cansativo. Outra vantagem para quem não conhece a cidade: de ônibus você corre o risco de errar o ponto em que deverá descer e também pode ficar preso em algum congestionamento, quanto as corridas de taxi, costumam ser bem caras em Londres.
 
 
 

Mind the Gap

 
Londres é uma cidade plana, ideal para longas caminhadas. Seus pontos de interesse se espalham por toda a cidade e não se concentram em uma só area portanto divida a cidade por zonas, organize seus roteiros, calce sapatos confortáveis, principalmente nas crianças... e ande, ande muito... Somente a pé vivemos e percebemos efetivamente a dinâmica de uma cidade, seus detalhes arquitetônicos, suas diferenças culturais e podemos fazer nossas próprias descobertas.
 
Use os meios de transporte como uma forma de otimizar seu tempo, mas não deixe que eles o escravizem. Defina um ponto para iniciar seu passeio, um ponto para terminar; inclua no trajeto atrações que sejam interessantes para as crianças... Um parque, uma escultura inusitada, um museu...  e vivam o que a cidade tem de mais especial a lhe oferecer.
 
 
 
Arquivo Pessoal: Foto: Asla W. Marino
 
 
 

Um programa para a criançada!

Como meus filhos não estão habituados a utilizar o metrô no Brasil, o trajeto em si já era um programa! Estações antigas, em cada linha um trem diferente... com dois andares... vagão único... trens sem condutores... Tudo isso é claro, ao som da mais londrina das frases “Mind the Gap” .
O famoso Underground ou “tube” como os ingleses apelidaram carinhosamente seu metrô possui 268 estações e mais de 400Km de trilhos, portanto não se preocupe: sempre existirá uma estação bem pertinho de você!
 
 
 
Arquivo pessoal: Foto tirada pela minha filha Isabella
 

Tá bom! Mas são tantas opções de bilhetes e ainda existem as zonas tarifárias... Como saber qual será a opção mais vantajosa pra mim e minha família?
Para responder será preciso analisar cada caso. A duração de sua estadia, as zonas tarifárias por onde você deve circular...  tudo deverá ser levado em conta na hora da compra de seu bilhete.

A única coisa que você não deve se esquecer é que é um péssimo negócio comprar o bilhete único -aqui chamado de “Single” - a menos que você tenha a intenção de fazer uma única viagem de ida ou volta. Ahh! E não descarte seu bilhete pois você precisará dele para passar pela catraca de saída!

 

As Zonas Tarifárias:


Os principais parques, museus e monumentos turísticos estão localizados na zona tarifária 1, portanto se estiver hospedado nessa zona e for ficar em Londres por poucos dias dificilmente circulará pelas outras áreas.
Abaixo o mapa das zonas tarifárias. Consulte no Googlemaps a estação de metrô mais próxima de onde estará hospedado e confira no mapa a zona tarifária correspondente.
 



 

Menos de uma semana em Londres?


Esse foi o nosso caso, ficamos por 4 dias então optamos pelo Day Travelcard Off Peak
Mas... o que é Peak?
 
Peak : Trata-se do horário de pico – São as viagens realizadas de segunda a sexta  entre 4:29hs e 9:29hs da manhã. São bilhetes mais caros pois a demanda nesses horários é maior.
Off-Peak: São bilhetes válidos a partir de 9:30hs da manhã até às 4:29hs do dia seguinte. Seu valor é mais baixo.

 

O Day Travelcard Off Peak


É um bilhete magnético de papel cor de rosa, do tamanho de um cartão de crédito,  vale por um dia inteiro a partir das 9:30hs e você usa quantas vezes quiser até as 4:29hs da madrugada do dia seguinte.
 
Arquivo Pessoal: Foto: Asla W. Marino
 

Valores dos  "Day Travelcard Off Peak"

Bilhete Adulto £7

Bilhete Infantil (Child) de 11 a 15 anos £3.20

Menores de 10 anos - Grátis  Desde que acompanhados por um adulto pagante.


Eles viajam de graça também nos trens e ônibus da cidade. Nas estações de metrô, existem umas catracas especiais mais largas: você passa seu bilhete e atravessa junto do seu filho.  Essas catracas também servem para passar com grandes volumes como malas ou com seu carrinho de bebê.
 

Mas... E quem pretende ficar por mais de uma semana?
Bom, nesse caso  os Oyster Cards são os mais indicados!
 

Oyster Cards

 
 
O Oyster Card é um cartão magnético de plástico pré-pago e recarregável que poderá ser usado nos metrôs, nos trens e nos ônibus da cidade. Você pode adquirí-lo por  £5 reembolsáveis caso devolva-o antes de deixar Londres, depois basta carregar o valor.
 
Existem Oyster Cards mensais, semanais, trimestrais e anuais... Você escolhe qual o mais apropriado para você e sua família e tem a opção de pagar com dinheiro, cartão de crédito ou débito. Você ainda pode definir as zonas tarifárias aonde irá circular. Ex:  você está hospedado na zona 3, então pode solicitar um cartão válido para as zonas 1, 2 e 3 ; ou caso esteja hospedado na zona 1 um Oyster habilitado apenas para a zona 1. Lembre-que crianças menores de 16 anos portadoras de Oyster card também direito a tarifas reduzidas. Mais uma coisa: Se quiser comprar o Oyster semanal, mas você sabe que só irá começar a utilizá-lo dois dias depois da compra,  informe ao atendente pois ele habilitará o seu cartão para que funcione a partir do dia desejado.

 
Para maiores informações sobre tarifas consulte o site da TFL

 



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Londres - Remembrance Day Appeal

Estivemos em Londres no inicio do mês de novembro e nossa primeira observação, já no metrô a caminho da cidade, foi o número de pessoas que circulavam com uma pequena papoula vermelha de papel na lapela de seus casacos. Não demorou muito para descobrirmos que se tratava de uma grande homenagem feita anualmente a todos os soldados que tombaram nos campos de batalha durante as guerras.
 
 
 
 
Arquivo pessoal foto: Asla W. Marino
 

No dia 11 de novembro de 1918, foi decretado o fim da Primeira Guerra Mundial com a assinatura do Armistício. A partir do ano seguinte, em memória a todos àqueles que não voltaram para seus lares ou se tornaram inválidos de guerra, comemora-se o Armistice Day ou Remembrance Day. Em 1921 a papoula vermelha foi adotada como símbolo deste dia, após a publicação do poema “Nos Campos de Flandres” escrito em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial.
 
Nos Campos de Flandres
(JOHN McCRAE)





Nos campos de Flandres
as papoilas estão florescendo entre as cruzes
que em fileiras e mais fileiras assinalam
nosso lugar; no céu as cotovias voam
e continuam a cantar heroicamente,
e mal se ouve o seu canto entre os tiros cá em baixo.
Somos os mortos... Ainda há poucos dias, vivos,
ah! nós amávamos, nós éramos amados;
sentíamos a aurora e víamos o poente
a rebrilhar, e agora eis-nos todos deitados
nos campos de Flandres.
Continuai a lutar contra o nosso inimigo;
nossa mão vacilante atira-vos o archote:
mantende-o no alto. Que, se a nossa fé trairdes,
nós, que morremos, não poderemos dormir,
ainda mesmo que floresçam as papoilas
nos campos de Flandres.

 
Tradução de ABGAR RENAULT

 

The Poppy Appeal 

Os pequenos broches que vimos com curiosidade, tomar conta de toda a cidade, são fabricados por cerca de 50 homens, na sua grande maioria composta por veteranos de guerra.
Durante o todo o ano na “Poppy Factory” em Richmond, esses homens confeccionam as cruzes de madeira, as coroas de flores e essas singelas papoulas que serão comercializadas e utilizadas a partir do final de outubro em todos os cantos da cidade. A Poppy Factory também tem projetos de recolocação dos veteranos de guerra em empresas, financiando o primeiro ano de salário desses antigos soldados nos novos empregos.
 






Este ano 38 milhões de papoulas foram vendidas e a quantia total arrecadada foi de £30 milhões. Personalidades famosas, apresentadores de TV, políticos, cidadãos comuns... Todos fazem questão de colocar a papoulinha vermelha em sua lapela, honrando assim os seus mortos. A família real e as principais autoridades colocam coroas de flores no Centro e no Cenotaph, monumento construído em memória a todos que sacrificaram suas vidas nas guerras e recentes conflitos como o do Afeganistão.
Arquivo pessoal: Foto tirada pela minha filha Isabella
 
No grande pátio da Abadia de Westminster, milhares de cruzinhas de madeira adornadas com uma papoula, são colocadas para lembrar cada soldado que não voltou para sua casa...

Arquivo pessoal : Asla W. Marino
 

 
Uma homenagem linda e comovente...
 
Arquivo pessoal : Asla W. Marino