Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Buenos Aires - Parte 4 - Centro

Teatro Colon


Endereço: Tucumán 1171,
Informações: Visitas guiadas diariamente das 9h às 15h45

Contato: visitasguiadas@teatrocolon.org.ar. 

Tel: 4378-7127


O Teatro Colon, inaugurado em 1908, é um dos mais importantes e considerado o mais belo teatro da América Latina. Comparado com La Scala de Milão por suas qualidades acústicas, o Teatro Colon é o tipo de local que merece uma visita guiada.

Outra boa opção é descobrir todo o esplendor do teatro assistindo a um de seus espetáculos.

Ahhh! Não se deixe enganar pela fachada sóbria do Teatro Colon, pois sua beleza interior é realmente de tirar o folego!



Visitas Guiadas


As visitas guiadas duram aproximadamente uma hora, pode se optar entre o espanhol e o inglês. Se estiverem com crianças, ou se fizerem questão, existe a possibilidade de pré-agendar uma visita guiada em português (reservas com 48 horas de antecedência). Vale lembrar que crianças até os seis anos não pagam nada e, se visitarem o teatro com uma menininha, não esqueçam que ela irá adorar conhecer o lugar onde bailarinas de verdade se apresentam!

O Teatro

Reinaugurado em 2010 após um período de quatro anos fechado para uma minuciosa e necessária restauração que custou 100 milhões de dólares aos cofres públicos, o Teatro Colon ressurgiu exibindo todo o esplendor original assim como a preservação da sua acústica legendária, para o bicentenário da independência da Argentina. A atmosfera de seu interior é mesmo mágica!

O teatro está localizado em uma grande avenida e um belo jardim. No primeiro andar encontra-se a galeria dos bustos com as representações de Verdi, Mozart, Beethoven, Gounod, Bizet e Wagner. No inicio da visita estão expostas as roupas de alguns espetáculos. 

Repare nos vitrais que adornam o teto e paredes, especialmente o da imensa cúpula. Observe seus lustres, as esculturas...  Destaque também para os salões dourado e branco. O dourado com mobília francesa, grandes espelhos tem um quê de versalhes, é muito utilizado para concertos exposições e conferências. O Salão Branco em estilo renascentista é usado para reuniões de autoridades e dias de gala; Já o Salão principal, suntuoso com capacidade para 3000 espectadores exibe um lustre de bronze francês com 7 metros de diâmetro. 





Pavarotti e Maria Callas são alguns dos grandes artistas que aqui se apresentaram. Se você quer incluir uma visita histórica em sua visita a Buenos Aires, não deixe de conhecer o Teatro Colon.

Dica: As visitas guiadas são gratuitas para crianças até seis anos.

 

Plaza de Mayo

Localizada no microcentro de Buenos Aires, no bairro de Montserrat a principal praça do centro de Buenos Aires, está cercada de vários prédios históricos como Cabildo de Buenos Aires (antiga sede da administração construída em 1740) e o Banco de la Nacion (fundado em 1891) além de pontos turísticos como a Casa Rosada (onde localizava-se o antigo forte da cidade), a Pirámide de Mayo e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. 



 Plaza de Mayo


No Cabildo foi declarada a Revolução de Mayo. A decisão foi tomada pelas autoridades locais, que decidiram não mais obedecer ao governo Espanhol por este estar sob o domínio de Napoleão.



 Cabildo de Buenos Aires

Criada quando da fundação da cidade, teve seu nome modificado devido a Revolução de Maio de 1810 que iniciou o processo de independência do país. Ao norte dessa praça, encontra-se o centro financeiro de Buenos Aires a leste, bem próximo dali, o bairro de Puerto Madero.


Banco de la Nacion


Devido a sua localização tão próxima ao poder ela foi e continua sendo palco de grandes manifestações por parte da população. Desde a década de 70, mães de crianças desaparecidas durante a ditadura argentina (1976 -1983) continuam se reunindo com as fotos de seus filhos nessa praça exigindo notícias sobre seus paradeiros. Nesse triste capítulo da história, crianças consideradas filhas de pais subversivos foram retiradas de sua guarda e colocadas para adoção. Ao final da ditadura descobriu-se que muitos desses menores haviam sido adotados por militares.

Até hoje, todas as quintas feiras essas mulheres realizam manifestações nessa praça a fim de manter viva a memória de seus filhos na lembrança do povo argentino.



 Símbolo das mães da Plaza de Mayo pintado na praça

Casa Rosada 

Endereço: Balcarce 50





É na casa Rosada que está a sede da Presidência da República. Há controvérsia sobre o motivo da escolha dessa cor para a pintura de sua fachada. Alguns historiadores afirmam que o rosa seria a junção das cores dos dois principais partidos políticos (vermelho e branco), a teoria mais aceita afirma, no entanto, que na época da pintura as tintas mais baratas eram fabricadas a base de sangue de bovinos, conferindo assim a coloração rosada.

Dica:
Aos finais de semana, entre as 10hs e 18hs, guias atenciosos acompanham os visitantes para uma visita guiada gratuita na Casa Rosada (visitas em espanhol e inglês). Além de conhecer um pouco da história, visitar os aposentos, admirar a mobília e as obras de arte, você ainda poderá apreciar a vista da Plaza de Mayo do balcão onde Evita e Perón discursavam para os descamisados. 

Dica 2: A noite a iluminação em tons de rosa transforma a casa rosada num local mágico garantindo lindas fotos.


Catedral Metropolitana   

Endereço: Plaza de Mayo - Av. Rivadavia esquina com  San Martín 
(bem próxima da Casa Rosada.)

Reparem no estilo neoclássico e no seu projeto incomum: Essa catedral não possui torres e, mais uma curiosidade: ela possui 12 colunas representando os 12 apóstolos. Do lado direito da catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, General San Martín: grande líder cujas campanhas foram decisivas no processo de independência de países como Argentina, Chile e Peru.

 

Café Tortoni


Tradicional café portenho, inaugurado em 1858, e em seu lugar atual desde 1880. Aqui era o ponto de encontro do grupo "La peña", capitaneada por Quinquela Martin, que procurava fomentar e proteger as letras e a arte até 1943.  Um local histórico e turístico, vá para um café!

Dica: Está em Buenos Aires tem um pequeno orçamento mas gostaria de assistir a um show de Tango? Vá de manhã cedo ao Café Tortoni e compre seus ingressos por cerca de 120 a 140 pesos por pessoa (algo entre 25 e 30 dólares). Os shows acontecem à noite.


 Roteiro 1: A) Casa Rosada e Banco Nacion, B) Cabildo de Buenos Aires, 
C) Catedral Metropolitana, D) Café Tortoni

 

Calle Florida

 

 




Famosa rua comercial, conhecida pelas lojas que vendem artigos de couro e peles. Não tivemos problemas quanto a segurança quando estivemos por lá, mas parece que existem muitos batedores de carteira. Fiquem atentos à suas bolsas e carteiras.

Na esquina da Avenida Córdoba com a Florida você encontrará as Galerias Pacífico, um edifício da belle époque  que já funcionou como galeria de arte e hoje abriga o shopping mais visitado pelos turistas, principalmente por sua localização... Pois é, o que mais se vê na Calle Florida são brasileiros e turistas. Argentinos? só mesmo dentro das lojas, atrás dos balcões! Enfim, o shopping é muito bonito e tem bons preços, vale a pena conhecer. Repare nas paredes e cúpulas pintadas à mão por grandes artistas argentinos.

Dica: Se sua compra for superior a 70 pesos em produtos fabricados na Argentina, você terá direito ao Tax Free ( reembolso do imposto). Não são todas as lojas que participam desse programa, em geral as que aderiram possuem um adesivo colado na vitrine. Funciona assim: Se sua compra for superior a 70 pesos você solicita o formulário de Tax Free e preenche. Guarde a sua via com cuidado pois precisará apresentá-la no aeroporto em um dos guichês da Global Refund/Tax Free. Lá, você deverá indicar o número de seu cartão de crédito para o estorno do valor relativo ao imposto. Fácil, mas é sempre bom chegar no aeroporto um pouco antes, para poder realizar essa operação com  calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário