Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Paris - Sainte Chapelle



Quando estiverem na Île de la Cité para visitar a Catedral de Notre Dame, não deixem de conhecer a Sainte Chapelle que fica escondidinha dentro do Palácio da Justiça (Palais de Justice), há cerca de duas quadras de sua famosa vizinha. Ela é muito menos visitada que a Notre Dame, mas é maravilhosa. São duas capelas, a Capela baixa e a Capela alta. Na capela inferior ficam os stands de souvenires, (uma ideia muito infeliz posicionar esse comércio no lugar onde está, impedindo a total visualização do conjunto inferior, mas enfim...) dali você sobe por uma pequena escada em caracol até o andar superior onde encontrará uma joia da arquitetura gótica. 

Photo: Grosne



Impossível não ficar de queixo caído diante desta obra prima arquitetônica... Com 15 metros de altura, os vitrais totalizam uma área de 600m2, dois terços desses vitrais são originais... Um verdadeiro tesouro!

Um pouco de história


Luís IX, o futuro São Luís encomendou essa construção para guardar as santas relíquias da crucificação de Jesus Cristo (coroa de espinhos e um fragmento da cruz). Concluída em 1248, essa capela, discreta e quase secreta não foi projetada para ser aberta ao público, daí ser tão pequena. Ela mantém, no entanto, com grande majestade o posto de uma das mais perfeitas obras arquitetônicas da idade média e é considerada a capela mais linda da França. Só o fato de ainda estar de pé já é um grande milagre: A Sainte Chapelle resistiu a dois grandes incêndios, 1630 e 1777 e ainda à revolução francesa que destruiu muito de sua parte exterior, pois as flores de lis que adornavam a sua parte externa remetiam a realeza.











As reliquias também não se encontram mais aqui. Uma parte foi destruída durante a Revolução Francesas e a coroa é mantida junto aos tesouros da Catedral de Notre Dame.

 

Aproveitando melhor sua visita

 

 


Para aproveitar ainda mais a sua visita, vá preferencialmente num dia ensolarado, quando o sol estiver quase se pondo. A luz atravessa os vitrais aumentando ainda mais a magia do lugar.



Dica


Se quiserem escapar das multidões, uma boa alternativa é verificar se existe  algum concerto de música clássica programado para o local. Eles acontecem frequentemente à noite. Não haverá a magia das luzes, atravessando os vidros, mas a experiência será muito romântica e também inesquecível.


 http://elleninfrance.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html


Informações sobre concertos aqui.

 

Dica 2:

Caso pretendam visitar a Conciergerie, saibam que o ingresso  completo de 12 Euros deste inclui uma visita na Sainte Chapelle. Uma fila a menos e economicamente mais vantajoso do que comprar os dois ingressos separadamente.


Endereço:

6 boulevard du Palais
Metrô : Cité- linha roxa M4


Funcionamento :

De 1 de março a 31 de Novembro das 9:30hs às 18hs
De 1 de novembro à 28 de fevereiro das 9hs às 17hs

Último acesso 30 minutos antes do fechamento
Visitas interrompidas entre às 13hs e as 14:15hs


Valor das Entradas:

Adultos: 8 euros
Crianças ou estudantes: 5 euros
Entrada Franca: no primeiro domingo de cada mês






Nenhum comentário:

Postar um comentário