Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Paris - Museu do Louvre com as crianças

Este é um dos maiores e mais célebres museus do mundo, é também o maior de Paris com seus 210.000m2 sendo 60.600 voltados às suas exposições. Sua pirâmide, alvo de opiniões controversas quando de sua construção, e que mais tarde viria a se tornar a protagonista do filme o Código da Vinci de Dan Brown, nos impressiona e nos convida a descobrir as grandes obras ali guardadas.

Um pouco de história

Photo: Asla W. Marino

 
Originalmente o Louvre foi um castelo construído pelo Rei Philippe Auguste em 1190. Existe uma maquete próxima da ala egípcia onde pode-se também observar parte das ruínas desse antigo castelo.
Considerado obsoleto, François 1º, ordena a demolição de sua torre e inicia sua transformação de antiga fortaleza para residência de luxo em 1528. Em 1594 Henrique V decide unir o Palácio do Louvre ao Palácio das Tuilleries construído por Catherine de Médicis foi o “Grand Dessein” (grande projeto). Sucessivas ampliações e construções se sucedem até que finalmente Ange-Jacques Gabriel, arquiteto do Petit Trianon, destinado a Madame de Pompadour e Jacques Germain Soufflot, o arquiteto do Panthéon, finalmente encerram esse ciclo.
Após a revolução francesa, o lugar é transformado em museu.
A Pirâmide do Louvre foi idealizada pelo arquiteto Leoh Ming Pei durante o governo de François Mitterrand, para as comemorações do bicentenário da Revolução Francesa em 1989


Dicas valiosas para quem vai ao Louvre com crianças.

Como escapar das filas?


O museu do Louvre, um dos principais pontos turísticos parisienses, recebe diariamente cerca de 15.000 pessoas. A sua visita pode se tornar um verdadeiro exercício de paciência quando observadas as imensas filas em frente a sua Pirâmide, filas que podem ultrapassar facilmente duas horas de espera, mas como escapar desse suplício? Férias e Família vai te dar todas as dicas para tornar  sua visita ao Louvre inesquecível!



Arquivo pessoal: foto: Isabella W. Marino

Entradas do Louvre

 

 
O que poucas pessoas sabem é que o museu do Louvre possui outras quatro portas de entrada. Ahh e não se preocupe pois uma vez dentro do museu, você poderá circular por dentro até chegar à pirâmide para poder observá-la !
 

Porte des Lions:

Esta entrada é espetacular. Quando estivemos no museu, simplesmente não havia uma pessoa sequer na nossa frente. Outra vantagem é que este acesso fica na ala das pinturas francesas e italianas e bem próximo da “Monalisa” que as crianças adoram! Não tem como se enganar se o Louvre estiver na sua frente esta entrada estará bem próxima ao Arco do Carroussel à sua direita ou na ponte do centro - existem duas esculturas de leões nessa entrada.
Obs: Fecham este acesso às quartas e sextas
 

Carroussel du Louvre:

Se vier de metrô, pegue a linha 1 (amarela) e desça na estação Palais Royal/ Musée du Louvre. Ao descer do trem siga à direita na plataforma em direção a La defense e siga as orientações para tomar a saída Carroussel du Louvre. Esta entrada também funciona todos os dias exceto às terças quando o museu está fechado.
 

Passage Richelieu:

Esta entrada funciona todos os dias exceto às terças quando o museu está fechado.
 

Pirâmide do Louvre:

É sem dúvida a entrada mais procurada. Evite se estiver com crianças a menos que estejam todos preparados para enfrentar as filas. Aberto todos os dias com exceção das terças quando o museu está fechado.

Dica: Outra forma de evitar as filas é comprando seus ingressos com antecedência em grandes lojas como a Fnac por exemplo.
 

Em quais dias e horários o museu costuma estar mais vazio?


Quem tem filhos sabe o quanto pode ser angustiante estar em um lugar público lotado. Não podemos descuidar dos pequenos, não podemos deixá-los à vontade, ficamos com medo que eles se percam, todos acabam se estressando...
Quer visitar o museu do Louvre em um dia ou horário mais tranquilo? Vá numa segunda ou quinta feira na parte da manhã. Chegue cedo, a partir das 9:00hs até às 11:00hs ele fica bem vazio o movimento maior nesses dias acontece depois das 13:00hs. 

Sábados domingos e feriados são os dias de maior movimento, portanto se não tiver outra opção vá preparado.

Abaixo, os dias e horários de funcionamento do Louvre indicando àqueles de maior movimento. As áreas em vermelho indicam um maior número de visitantes. Amarelo, nível médio e verde os dias e horários de menor movimentação. As grandes áreas em cinza indicam os dias e horários em que o museu permanece fechado.






Como manter as crianças interessadas em um museu?


Acho muito importante as crianças visitarem museus para despertar seu interesse pelas artes e cultura em geral. Para que a visita não se torne cansativa e para que seja interessante e proveitosa, seguem abaixo algumas dicas.

1)     Explique aonde vão e como devem se portar


     Explique às crianças aonde irão, dê dicas de como devem se comportar, explicando que não devem tocar nas obras. Se puder mostre imagens de algumas telas ou esculturas que serão vistas. As crianças costumam apreciar obras com as quais já estão familiarizadas e que já conhecem.

2)     Escolha um tema ou uma ala


      Verifique antes as alas que irão visitar para que o passeio não se torne longo e cansativo. A coleção egípcia do Louvre é uma ótima opção para quem vai com crianças : é a maior do mundo fora do Egito e é muito interessante, não só para eles como para os adultos e adolescentes. Está localizada no primeiro andar. O mesmo andar da Monalisa!




 

3)     Procure por telas com crianças, casas, ofícios... 


     Mostre-lhes as diferenças nas vestimentas, nos penteados... Faça desse passeio uma oportunidade para que percebam as mudanças que aconteceram na sociedade ao longo do tempo. Explique as obras: A Monalisa por exemplo - Explique por que ela é uma obra prima. Mostre às crianças que nós temos a impressão que ela nos segue com seu olhar mesmo nos movimentando pela sala. Mostre que ela tem um sorriso enigmático, meio torto. Mostre que existem duas paisagens atrás dela, em níveis diferentes. Paisagens tristes, duas paisagens representando o fim do mundo... É a história da vida, o homem vem do pó e voltará ao pó... Não seria esse o motivo do sorriso maroto? Uma mensagem da Monalisa para aproveitarmos o momento?!

4)      Improvise brincadeiras:


a) Se eles adoram bichos, peça que procurem por animais nas telas.

b) Essa dica é ótima para crianças maiores: Leve uma máquina fotográfica e deixe-os a vontade para fotografarem as obras. No final escolha algumas fotos e coloque-as no álbum de família, eles se sentirão muito orgulhosos.

c) Organize uma caça ao tesouro: imprima antes da viagem algumas obras ou telas que pretendem ver e peça para que as crianças procurem as originais.
 
d) Faça com que cada criança leve uma mochilinha com água e um pequeno lanche inclua também bloquinhos e lápis de cor. Peça para que desenhem a obra que mais gostaram em determinada sala.

Shopping no Louvre?

 
Photo: Isabella W. Marino

Sim! Existe um grande shopping com 45 lojas distribuídas em 11.000m2 na parte inferior do Museu do Louvre e um enorme estacionamento para 7000 veículos. Chama-se Carroussel du Louvre!

Carroussel du Louvre 

Funciona todos os dias do ano. Você pode acessá-lo diretamente pelo museu; pelo Jardin des Tuilleries - através de duas entradas posicionadas ao lado do Arco do Carroussel du Louvre, uma à direita e outra à esquerda ou diretamente pela Rue du Rivoli, 99.

Apple, Fragonard, l'Occitane, Fossil, Pandora, Svarowski, Swatch, Mc Donalds e Ladurée são algumas das lojas que encontrarão aqui!

E então? Prontos para aproveitarem a sua visita ao Musée du Louvre?



Nenhum comentário:

Postar um comentário