Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Bahia - Imbassaí

Essa pequena vila situada no município de Mata de São João - ao norte de Salvador - Bahia, foi no passado uma antiga aldeia indígena. Aliás, o nome Imbassaí é a herança deixada por esses povos Tupi, significa caminho do rio mas ganhou dos moradores uma nova versão: caminho das águas e não haveria nome melhor a ser escolhido para esse lugar.



Em uma área de proteção ambiental, Imbassaí é banhada por um rio de águas mornas e tranquilas de um lado - que faz a alegria da criançada, e pelo mar e suas espumas brancas do outro. Os dois caminhos d´água seguem paralelos, a poucos passos um do outro... são apenas 50 metros a separar a água doce do rio, da água do mar... 50 metros de areia fofa e brisa refrescante.




O lugar recebe seus visitantes com suas águas, sua hospitalidade e suas belezas e se revela um local muito agradável e especial para quem está com crianças. A natureza foi muito generosa com esse pedaço de chão. A praia é linda e fica a apenas 63km de Salvador e a 10km da  Praia do Forte,  no entanto é bem mais simples e rústica do que sua vizinha famosa.




A prefeitura da Mata de São João vem trabalhando e investido bastante na vila implantando um sistema de esgotamento sanitário, pavimentando as ruas e construindo uma ciclovia paralelamente aos trabalhos de recuperação ambiental.

Toda essa atenção e investimentos vem atraindo cada vez mais restaurantes, pousadas e até mesmo resorts que sucumbiram às belezas do lugar. Um condomínio de casas também foi construído. Dependendo da dinâmica de sua família, alugar uma casa pode ser uma boa sugestão para viagens com grupos maiores.






Para chegar até a praia, basta atravessar por sobre a ponte e tomar a trilha que acompanha o rio, seguindo por ela a pé; Minha dica no entanto é tomar uma chalana que sai de baixo da ponte e segue pelo rio até a praia, um passeio muito agradável e divertido para todos, especialmente para as crianças. O trajeto é bem curtinho são cerca de 5 minutos mas vale a pena experimentar!




Inúmeros barzinhos situados na faixa de areia entre o rio e o mar, também convidam os banhistas a ficar por ali e provar seus petiscos. O cardápio é bem diversificado,  diferentes frutos do mar como iscas de peixe frito, caranguejos além de batatas fritas, aipim, acarajés, água de côco, cervejinha gelada... Quem resiste? No rio, existe ainda a opção de se alugar um caiaque para um passeio, os maiores adoram!




Os bares também dispõe de cadeiras, barracas além de oferecer banheiros. Esse trecho da praia, muito agradável e calmo durante a semana, vê seu movimento aumentar bastante aos finais de semana portanto, se quiserem mais tranquilidade, minha dica é seguir pela faixa de areia na direção sul (ou a direita para quem está olhando o mar), até a foz do rio que fica em frente ao Resort Costa dos Coqueirais: esse é o lugar ideal para lagartear nas águas rasas do rio e brincar com as crianças. Dificil mesmo será ir embora dali...

Cachoeira Dona Zilda

Que tal um banho de cachoeira depois de um dia de praia? A pequena queda d´agua cercada pela mata está localizada dentro da Fazenda Santo Antônio próxima ao povoado de Barro Branco, a 800 metros do asfalto, é uma opção diferente de programa na região.




A entrada fica bem em frente ao acesso para Imbassaí. Para visitar a cachoeira é necessário pagar uma pequena taxa de manutenção de R$3,00 (estacionamento no local).

Praia do Forte

Bem próxima de Imbassaí, a Praia do Forte oferece inúmeras opções de programas dentre os quais o projeto Tamar. Já fiz um post sobre o lugar. Para conhecer um pouco mais sobre a Praia do Forte clique aqui!

Para informações sobre aluguel por temporada clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário