Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rio de Janeiro - Prainha

Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra... O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pelas lindas praias de seu litoral, mas será que você já ouviu falar na Prainha? Se sua resposta for positiva, parabéns! Você está muito bem informado. Uma das joias do litoral carioca, a Prainha, permanece desconhecida para a maioria dos turistas.


Vista aérea da Prainha
 

Localizada na zona oeste do Rio, essa pequena praia de aproximadamente 600 metros de extensão, é a preferida dos surfistas por suas ondas perfeitas, águas azuis esverdeadas muito limpas, e pela rica e preservada área verde do Parque Natural Municipal da Prainha que fica logo atrás, junto ao maciço da Pedra Branca. Nesse parque você encontrará playground, trilhas, banheiros, duchas e até uma biblioteca.
Não preciso nem dizer que esse lugar é um verdadeiro paraíso... principalmente para quem como eu, detesta praias lotadas e prefere um pouco mais de sossego. Rodrigo Hilbert, Cauã Raymond, Tayla Ayala e Paulinho Vilhena são figurinhas fáceis de se encontrar por lá, principalmente durante a semana quando a praia fica ainda mais tranquila.

Selo Bandeira Azul


Essa semana, a Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, concedeu o selo “Blue Flag” (Bandeira Azul) à Prainha.
O selo “Blue Flag” é uma certificação internacional dada às praias urbanas que cumprem diversos requisitos de qualidade como: Balneabilidade, segurança dos banhistas, gestão ambiental entre outros. O selo indica ainda aos turistas do mundo inteiro a lista das praias contempladas. Para garantir a manutenção desse selo, que é válido por um ano, a Prefeitura do Rio pretende concluir até 15 de dezembro um conjunto de obras que inclui uma ciclovia, bicicletário e banheiros com acessibilidade.
Para conhecer outras praias que receberam o selo Blue Flag ou para maiores detalhes sobre o programa clique aqui

 
 
Dicas:
A Prainha não oferece barracas e cadeiras para aluguel, leve portanto sua canga, barraca, cadeira e principalmente . . . seu saquinho de lixo!!! Lembrem-se que este lugar é uma área de preservação ambiental.

Quer almoçar por lá?

Existe um restaurante chamado "Mirante da Prainha" que fica bem no final da praia, em direção à Grumari. Bem rústico, com mesinhas de madeira  estrategicamente voltadas para a praia e uma vista... maravilhosa. Atenção: a vista é maravilhosa não os pratos e muito menos os preços...  O restaurante é especializado em frutos do mar, principalmente peixes. Almoçamos lá por duas vezes, a comida é mediana, os preços elevados... mas enfim... Quem resiste àquele visual?! Não esqueça de levar um repelente, como o restaurante é bem sombreado, os mosquitos costumam fazer a festa.
 
Outras duas opções, mais leves e saborosas são: O Quiosque do Brother e  o tradicional Quiosque do Pedrão.  Pedrão patrocina diversos atletas e serve em seu quiosque, sanduiches naturais, sucos de frutas e outras delícias. O quiosque do Pedrão, fica bem no meio da praia, em frente a entrada do parque.
 
 
Foto: José P. de Andrade
 

Estou de carro, como faço para chegar na Prainha?

A Prainha fica a cerca de 50 minutos de Copacabana. Siga em direção a Barra da Tijuca, vá até o Recreio dos Bandeirantes, Praia da Macumba e bem no final, você verá uma ponte com uma bifurcação. Vire à esquerda. Ela dará acesso a uma estradinha sinuosa com uma vista incrível, a primeira praia já é a Prainha.

Estou sem carro... Dá pra ir até a Prainha?

Dá sim! Basta pegar o Surfbus, um ônibus patrocinado pela Petrobrás, equipado com TV LCD, frigobar, espaço para transporte de pranchas de surf etc. Ele circula pela cidade das 7hs às 19hs. Os tickets podem ser adquiridos em agências de viagens, lojas de surf, ou diretamente no ônibus que sai do Largo do Machado e para em frente a qualquer hotel da orla. A partir do Largo do Machado, o percurso demora cerca de 1:30hs.





Valores?
R$5,00 ida e R$5,00 volta
 
Surfbus
Tel: Ônibus: (021) 8515-2289  
Tel: Informações: (021) 2527-0891

Para outras informações sobre o surfbus clique aqui

Dica: Se vocês forem durante os fins de semana cheguem cedo, assim ficará mais fácil estacionar o carro. A partir de janeiro, a prefeitura pretende limitar o número de veículos  que vão à Prainha e à Grumari a 800. Fiquem atentos.

Surfistas?
Para maiores detalhes sobre tipo de  onda, qual prancha levar etc...  clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário