Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Bahia - Barra do Jacuípe

O encontro do rio Jacuípe com o mar, transformou esse pedacinho do litoral bahiano, em um lugar de grande beleza. O enorme coqueiral de um lado do rio assim como as suas águas mornas e mansas, protegidas pelos arrecifes e sua temperatura amena, que fica em média por volta dos 25o C também transformam a Barra do Jacuípe em um lugar especial para quem a visita a dois ou com crianças.



 


Já estivemos lá por duas vezes. Particularmente eu prefiro o lugar durante a semana por ser bem mais tranquilo. É preciso lembrar que estamos há apenas 32 km ao norte, do aeroporto de Salvador, devido a essa proximidade da capital e a imensa beleza do local, durante os finais de semana a Barra de Jacuípe poderá ficar muito cheia.

O trajeto até a praia começa na pracinha da igreja, ao lado do pequeno cruzeiro. Um caminho os levará a pé até a praia. Aproveitem o momento para apreciar a vista do manguezal às margens do rio.




No final desse caminho, vocês atravessarão uma pequena ponte por sobre a areia moldada pela foz do rio ou, por sobre a água, dependendo da maré. A ponte termina em um banco de areia onde em geral os banhistas gostam de ficar para aproveitar a paisagem e a água morna do rio Jacuípe.




 
 


Se estiverem com crianças, leve-as até próximo da ponte que atravessaram quando a maré baixar, para que vejam as centenas de mini carangueijos que ficam por ali.


 


Foto: Carol Garcia
 
 
 
 
Originalmente, como em muitas praias da região, a Barra de Jacuípe foi um povoado de pescadores. Hoje o rio ainda recebe os amantes da pesca de linha mas também de esportes náuticos, como jet-ski kite-surf e caiaques.

Dica: Apesar das águas do rio serem bastante tranquilas, fique atento a hora da maré cheia devido as correntezas

Dica 2: Existe um pequeno porto onde é possível alugar uma canoa para passear no rio.

Confira no vídeo abaixo algumas imagens da Barra do Jacuípe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário