Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Bahia - Guarajuba

Situada a 43km ao norte de Salvador, essa antiga vila de pescadores no município de Camaçari, pouco guardou de sua origem simples. Suas lagoas onde garças vêm pousar inspiraram no entanto, o nome do lugar: Guarajuba em tupi-guarani significa garça dourada, nome bonito como o lugar...




Hoje, Guarajuba se tornou uma praia cobiçada por famílias que alugam casas por temporada, localizadas em um de seus sete condomínios de luxo. Muitas das casas são pé na areia, razão pela qual não há uma avenida na orla. No entanto, o calçadão com ciclovia convida os visitantes a um passeio ao longo da praia e, em suas ruas arborizadas podemos ver pela manhã a chegada de dezenas de miquinhos que visitam algumas residências onde, já sabem, encontrarão frutinhas deixadas pelos moradores.





As famílias ou grupos que frequentam Guarajuba procuram sobretudo conforto aliado a sossego. E quando digo sossego, baseio-me no simples fato de que ao contrário da Praia do Forte, que tem um grande apelo turístico com movimento intenso o ano todo, Guarajuba desenvolveu-se em torno de um grande assentamento de lotes e casas.





Aqui, quase não há pousadas ou restaurantes e praticamente não há vida noturna. Os momentos onde existe um pico de ocupação limitam-se portanto a feriados e fins de semana e, mesmo assim, o grande movimento nas praias concentra-se apenas em frente aos bares separados da área dos condomínios.
 




E já que tocamos no assunto bar e restaurante, minha sugestão para saborear um bom petisco de praia ou mesmo uma deliciosa moqueca é o Bar Restaurante do Prefeitinho, em frente ao mar. O restaurante do antigo prefeito de Camaçari funciona há 17 anos e não desaponta. A cerveja chega geladíssima e existem várias opções de tira-gosto bem saborosas no cardápio. Estivemos pelo menos por três vezes lá, e sempre ficamos com um gostinho de quero mais!

Endereço: Canto do Mar, s/n - Praia do porto
Telefone: (71) 3674-1933



A proximidade do lugar com outras belas praias da região  (Barra do Jacuípe - 10 km ao sul, Praia do Forte, 14km ao Norte e Imbassaí 22km ao norte), também é outro ponto a favor. Outra vantagem para quem vai com crianças é o mar... bem tranquilo, a água é gostosa e nas areias da praia, não é raro encontrar ninhos de tartarugas marinhas nos lembrando que sim! Estamos próximos do Projeto Tamar e, sim! Aqui também é uma área de desova desses animais tão encantadores!




Se a proposta for descansar, e relaxar com um sistema all-inclusive, saiba que em Guarajuba existe um resort implantado em uma área de 200.000m2 com centro náutico e atividades para a família toda. Para maiores informações sobre o Vila Galé Marés Resort, clique aqui.

Para aluguel de casas por temporada, clique aqui.
 

Como chegar:

  • De carro: De Salvador, acesso pela BA-099 (Linha Verde) aproximadamente 40km
  • De ônibus: A empresa Linha Verde faz a trecho Salvador - Guarajuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário