Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Londres - Economizando Parte 1 - Metrô

Optamos pelo metrô em nossas viagens por ser um meio de transporte extremamente fácil e rápido de nos deslocarmos até o ponto inicial do roteiro que definimos para o dia. Essa é também a forma mais ágil de retornarmos ao hotel depois de um dia cansativo. Outra vantagem para quem não conhece a cidade: de ônibus você corre o risco de errar o ponto em que deverá descer e também pode ficar preso em algum congestionamento, quanto as corridas de taxi, costumam ser bem caras em Londres.
 
 
 

Mind the Gap

 
Londres é uma cidade plana, ideal para longas caminhadas. Seus pontos de interesse se espalham por toda a cidade e não se concentram em uma só area portanto divida a cidade por zonas, organize seus roteiros, calce sapatos confortáveis, principalmente nas crianças... e ande, ande muito... Somente a pé vivemos e percebemos efetivamente a dinâmica de uma cidade, seus detalhes arquitetônicos, suas diferenças culturais e podemos fazer nossas próprias descobertas.
 
Use os meios de transporte como uma forma de otimizar seu tempo, mas não deixe que eles o escravizem. Defina um ponto para iniciar seu passeio, um ponto para terminar; inclua no trajeto atrações que sejam interessantes para as crianças... Um parque, uma escultura inusitada, um museu...  e vivam o que a cidade tem de mais especial a lhe oferecer.
 
 
 
Arquivo Pessoal: Foto: Asla W. Marino
 
 
 

Um programa para a criançada!

Como meus filhos não estão habituados a utilizar o metrô no Brasil, o trajeto em si já era um programa! Estações antigas, em cada linha um trem diferente... com dois andares... vagão único... trens sem condutores... Tudo isso é claro, ao som da mais londrina das frases “Mind the Gap” .
O famoso Underground ou “tube” como os ingleses apelidaram carinhosamente seu metrô possui 268 estações e mais de 400Km de trilhos, portanto não se preocupe: sempre existirá uma estação bem pertinho de você!
 
 
 
Arquivo pessoal: Foto tirada pela minha filha Isabella
 

Tá bom! Mas são tantas opções de bilhetes e ainda existem as zonas tarifárias... Como saber qual será a opção mais vantajosa pra mim e minha família?
Para responder será preciso analisar cada caso. A duração de sua estadia, as zonas tarifárias por onde você deve circular...  tudo deverá ser levado em conta na hora da compra de seu bilhete.

A única coisa que você não deve se esquecer é que é um péssimo negócio comprar o bilhete único -aqui chamado de “Single” - a menos que você tenha a intenção de fazer uma única viagem de ida ou volta. Ahh! E não descarte seu bilhete pois você precisará dele para passar pela catraca de saída!

 

As Zonas Tarifárias:


Os principais parques, museus e monumentos turísticos estão localizados na zona tarifária 1, portanto se estiver hospedado nessa zona e for ficar em Londres por poucos dias dificilmente circulará pelas outras áreas.
Abaixo o mapa das zonas tarifárias. Consulte no Googlemaps a estação de metrô mais próxima de onde estará hospedado e confira no mapa a zona tarifária correspondente.
 



 

Menos de uma semana em Londres?


Esse foi o nosso caso, ficamos por 4 dias então optamos pelo Day Travelcard Off Peak
Mas... o que é Peak?
 
Peak : Trata-se do horário de pico – São as viagens realizadas de segunda a sexta  entre 4:29hs e 9:29hs da manhã. São bilhetes mais caros pois a demanda nesses horários é maior.
Off-Peak: São bilhetes válidos a partir de 9:30hs da manhã até às 4:29hs do dia seguinte. Seu valor é mais baixo.

 

O Day Travelcard Off Peak


É um bilhete magnético de papel cor de rosa, do tamanho de um cartão de crédito,  vale por um dia inteiro a partir das 9:30hs e você usa quantas vezes quiser até as 4:29hs da madrugada do dia seguinte.
 
Arquivo Pessoal: Foto: Asla W. Marino
 

Valores dos  "Day Travelcard Off Peak"

Bilhete Adulto £7

Bilhete Infantil (Child) de 11 a 15 anos £3.20

Menores de 10 anos - Grátis  Desde que acompanhados por um adulto pagante.


Eles viajam de graça também nos trens e ônibus da cidade. Nas estações de metrô, existem umas catracas especiais mais largas: você passa seu bilhete e atravessa junto do seu filho.  Essas catracas também servem para passar com grandes volumes como malas ou com seu carrinho de bebê.
 

Mas... E quem pretende ficar por mais de uma semana?
Bom, nesse caso  os Oyster Cards são os mais indicados!
 

Oyster Cards

 
 
O Oyster Card é um cartão magnético de plástico pré-pago e recarregável que poderá ser usado nos metrôs, nos trens e nos ônibus da cidade. Você pode adquirí-lo por  £5 reembolsáveis caso devolva-o antes de deixar Londres, depois basta carregar o valor.
 
Existem Oyster Cards mensais, semanais, trimestrais e anuais... Você escolhe qual o mais apropriado para você e sua família e tem a opção de pagar com dinheiro, cartão de crédito ou débito. Você ainda pode definir as zonas tarifárias aonde irá circular. Ex:  você está hospedado na zona 3, então pode solicitar um cartão válido para as zonas 1, 2 e 3 ; ou caso esteja hospedado na zona 1 um Oyster habilitado apenas para a zona 1. Lembre-que crianças menores de 16 anos portadoras de Oyster card também direito a tarifas reduzidas. Mais uma coisa: Se quiser comprar o Oyster semanal, mas você sabe que só irá começar a utilizá-lo dois dias depois da compra,  informe ao atendente pois ele habilitará o seu cartão para que funcione a partir do dia desejado.

 
Para maiores informações sobre tarifas consulte o site da TFL

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário