Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Paris - Roteiro Saint Germain des Prés e Quartier Latin

Um pouco de História

O Quartier Latin é uma das regiões mais célebres de Paris, situada entre o 5 e e o 6 e arrondissement. É onde se localiza a Universidade Sorbonne criada em 1253 por Robert de Sorbon que lhe deu o nome. Devido ao grande renome da universidade, estudantes não só de toda a França mais também da Europa inteira vêm até aqui para completar seus estudos. Como as aulas eram ministradas em latim surge o nome: Quartier Latin.
É um bairro muito frequentado por jovens estudantes, repleto de cafés, livrarias, cinemas e restaurantes.
 
 

 
Saint Germain des Prés está localizado no 6e arrondissement, um dos bairros mais valorizados de Paris. Animado, sede de um comercio diferenciado, nasceu por volta do ano 542, quando Childeberto -filho de Clóvis, primeiro Rei dos Francos - constrói uma abadia para abrigar tesouros conquistados em uma batalha contra os visigodos. A igreja, cercada por um mosteiro se impõe rapidamente como a mais rica da França e é rebatizada de Saint Germain des-Prés depois da morte do bispo Germain.
Hoje pouco restou da antiga abadia e apenas a igreja continua existindo sendo considerada uma das mais antigas de Paris.

 
 
 
Nesse roteiro, no entanto, não inclui a Église Saint Germain des Prés, pensei em algo diferente, uma graciosa e discreta capela, escondida dentro de um convento e que merece ser vista pela sua história. Inclui também um passeio delicioso para toda a família por um dos jardins mais lindos de Paris e para finalizar uma visita ao monumental Panthéon de Paris.

Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse

Metrô estação Sèvres- Babylone :
Linhas 10 (marrom claro) ou linha 12 verde escuro
 
Começamos nosso roteiro pela Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa onde em 1830, uma noviça da ordem das filhas da caridade: Santa Catarina Labouré, é agraciada com uma série de visões e revelações da Virgem Maria que lhe pede que uma medalha fosse cunhada com sua efígie.
Em 1832, Paris é vitimada pela cólera e mais de 20.000 pessoas morrem. Nessa ocasião as primeiras medalhas começam a ser distribuídas à população e os relatos de curas repentinas, graças alcançadas e conversões se multiplicam. A população começa a chamar a medalha de milagrosa.
Santa Catarina Labouré faleceu em 1876.
Seu corpo foi exumado quando de sua beatificação 57 anos depois e surpreendentemente se encontrava incorrupto. Ela descansa agora dentro de um caixão de vidro exposto no interior da capela para nos fazer lembrar tudo àquilo que viveu.
Obs: Prestem atenção, pois a entradinha do convento das Irmãs de Caridade é bem discreta, a capela fica em seu interior. Ao sair, se desejarem, podem visitar a lojinha da capela para comprar medalhinhas e levar para parentes como lembrança.
Horário de Funcionamento:

Diariamente das 7:45hs às 19hs com uma interrupção das 13h:00 às 14:30hs
Entrada gratuita
End: 140 Rue du Bac

La Grande Épicerie de Paris

Para um piquenique especial...
 
 
 
Ao sair da Capela, pegue a Rue du Bac à direita. Um pouco mais a frente, na esquina da Rue des Sèvres, conheça o maravilhoso mercado "La Grande Épicerie de Paris". Passeie por este paraíso culinário repleto de produtos excepcionais e se delicie sendo você um bom gourmet ou apenas um bom gourmand.
Aqui você encontrará produtos de uma qualidade excepcional, raros, originais, autênticos, sublimes. Gôndolas inteiramente destinadas às mais diversas especiarias, azeites variados, incontáveis queijos, frios, pães e baquetes fresquinhos, macarrons... Uma tentação.
Escolha alguns pães, inclua um queijo do tipo Brie que agrada tanto os adultos como as crianças, faça uma seleção de frios, escolha um bom vinho, um suco para as crianças.
Ahhh... E claro não se esqueça de levar  nesse roteiro um saca-rolhas em sua bolsa!
Você também pode incluir copinhos e talheres plásticos em sua compra. Agora siga para o Jardins de Luxembourg.
Horário de Funcionamento:

De segunda à sábado das 8:30hs às 21:00hs
End: 38 rue de Sèvres,

Jardin du Luxembourg

 
Photo: Asla W. Marino

 

Este lugar é perfeito para passar à tarde ou a manhã com a família, caminhar ou apenas descansar preguiçosamente em frente ao seu lago.

Os Jardins oferecem inúmeras atividades e têm uma ótima infra-estrutura: Um museu, teatro de marionetes, passeios de pôneis, aluguel de miniveleiros, playgrounds (para crianças de até 12 anos), balanços, tanques de areia, quadras de tênis, banheiros, barraquinhas de petiscos...
Pois é aqui, nesse oásis parisiense, que sugiro fazer seu piquenique. Não faltarão opções para entreter a família enquanto passeiam e admiram suas diversas esculturas, monumentos, jardins floridos, fontes e pomar.

Qual o valor do aluguel dos miniveleiros?

Miniveleiros: 2,20 por 30 minutos

E sobre a história do Jardim?
Este jardim localizado entre os bairros de Saint Germain des Prés e Quartier Latin, foi criado à pedido de Maria de Medicis, segunda esposa do rei Henrique IV e mãe de Luís XIII, para relembrar dos jardins de sua terra natal Florença.
Amante deste bairro pacato, ela compra então um grande terreno para poder construir um pequeno palácio e um jardim em estilo florentino.
Em seus 23 hectares é hoje um dos maiores e mais belos jardins públicos parisienses. O palácio que durante a revolução funcionou como prisão, hoje é a sede do senado Francês.
Por aqui passearam Hemingway, George Sand, Verlaine, Victor Hugo, Musset... ilustres moradores da região. Hoje, recebe principalmente a visita de estudantes da Universidade Sorbonne que fica bem próxima daqui e crianças, muitas crianças.

Ao final de seu passeio, atravesse o parque paralelamente ao palácio do senado até a saída do outro lado.
 
Photo: Asla W. Marino
 

Panthéon


"Aux Grands Hommes, La Patrie Reconnaissante"
"Aos Grandes Homens a Pátria Reconhecida"
 
Photo: Asla W. Marino
 
Dependendo da saída que tiver optado, dos Jardins de Luxembourg, a Rue Soufflot estará em frente: à sua direita ou esquerda. Soufflot, que deu nome à Rua, foi o arquiteto que projetou este monumento em estilo neoclássico que se ergue no alto do monte Genoveva.

Este monumento colossal foi construído a pedido do Rei Luís XV, que havia se recuperado de uma grave doença e havia atribuído sua cura a Santa Genoveva.  Ele desejava que ali, em substituição à antiga abadia existente, fosse construída uma basílica em tributo a esta santa que é também, a padroeira de Paris.
Sua construção é iniciada em 1755. Seu projeto é confiado ao Arquiteto Soufflot cuja ambição era a de rivalisar com a basílica de São Pedro em Roma. Rondelet, seu colaborador, conclui sua construção em 1790, um ano após a Revolução Francesa. Em 1791 o monumento é transformado em Pantheon nacional para que recebesse as cinzas dos grandes homens que lutaram pela liberdade francesa. Victor Hugo, Alexandre Dumas, Rousseau e Voltaire são algumas das personalidades que aqui foram sepultadas.
No interior do monumento vocês poderão observar os belíssimos detalhes arquitetônicos e mostrar às crianças o pêndulo de Foucault (pronuncia-se Fucô), que foi fixado na cúpula do Panthéon em 1851, por esse físico francês, a fim de demonstrar a rotação da terra.
 
Horário de Funcionamento:

Diariamente das 10hs às 18hs         
Fechado nos dias 1o  de Janeiro, 1o de maio e 25 de dezembro
 
Valores para o Panthéon?

Adultos: 8.5€
Menores de 18 anos entrada gratuita desde que acompanhados por um adulto pagante.

End: Place du Panthéon, 5e
Prontos para conhecer um pedacinho da Rive Gauche?

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário