Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Buenos Aires - parte 1 - La Boca, Caminito e Bombonera

Sim! A charmosa capital Argentina, continua aparecendo entre os destinos internacionais preferidos dos brasileiros, seja pelo charme de suas construções que a transformaram na Paris da América do Sul, seja pelos ótimos restaurantes, programas, shows e passeios que podem facilmente incluir a família inteira, seja pelo câmbio que continua favorável apesar de não tanto quanto antes, seja pela proximidade entre os dois países... o que importa é que Buenos Aires continua sedutora, apaixonante, vibrante e, se existe rivalidade entre Brasil e Argentina, talvez seja somente no futebol. Os argentinos adoram os brasileiros, adoram o Brasil e o grande problema deles não é conosco e sim com o Chile!




La Boca

Mundialmente conhecido pelas suas modestas casinhas multicoloridas construídas em madeira e chapas metálicas, sobre estacas altas devido às constantes inundações. La Boca recebeu esse nome por estar localizado na região da foz do Rio Matanza -Riachuelo que desemboca no Rio de la Plata.
O bairro continua sendo um dos mais pobres de Buenos Aires com sérios problemas de segurança, principalmente durante a noite quando os turistas vão embora e o bairro fica deserto. Ainda sim, seria uma grande pena deixar de conhecer um pouquinho do lado turístico desse bairro, seu charme irresistível, e ouvir um pouquinho de sua história.

 Photo: Julian Graham via wikimedia commons

História

A região, localizada próxima ao antigo porto de Buenos Aires, foi inicialmente habitada por imigrantes italianos, originários de Gênova e espanhóis que chegavam à cidade para trabalhar.
Os materiais utilizados por esses imigrantes para construção de suas casas eram muito simples: tábuas de madeira e placas de metal corrugado pintados com as sobras de tinta dos navios. Essas casas também chamadas de "Conventillos" ainda existem e são extremamente simples; algumas foram transformadas em lojas de souvenires podendo ser visitadas.


Conta a história que um bebê, o futuro pintor Benito Quinquela Martín abandonado em um orfanato e adotado aos sete anos pela família Chinchella, foi criado em uma dessas casinhas, no coração desse bairro.
Na década de 30, já famoso, construiu uma escola em um terreno onde também funcionaria seu atelier, um alojamento e um museu. A pintura em cores vivas e fortes da fachada de sua escola teria então inspirado os moradores do bairro a fazerem o mesmo em suas casas.
Mais tarde, o porto que ali funcionava foi transferido, pois sua pouca profundidade não permitia navios de grande calado. Hoje o bairro colorido e emblemático recebe turistas do mundo inteiro

 

La Bombonera.

Brandsen 805


Photo: Heretiq via wikipedia commons


Poucos imaginam, mas tanto o Boca Juniors como o River Plate nasceram nesse mesmo bairro. A grande rivalidade entre os dois times originou-se devido a grande proximidade entre os dois clubes.
Posteriormente, após a mudança do River Plate para um bairro mais nobre da cidade, a rivalidade aumentou: o “Boca” popularizou-se como um clube de operários e o River como representante da elite
Oficialmente chamado de Estádio Alberto J. Armando, a arena recebeu seu apelido devido ao seu formato retangular semelhante a uma caixa de bombons. Esse formato incomum foi a resposta encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini, para solucionar o problema do espaço reduzido a que fora destinado a construção do estádio.
Aqui o mundo viu brilhar a grande estrela do futebol Maradona além de outros como: Riquelme, Tevez, Batistuta e Claudio Caniggia.
Existe a intenção de se construir uma nova arena para até 75.000 pessoas para a torcida do Boca Juniors onde hoje  funciona a sede de treinamento do time - Casa Amarilla.
O estádio da Bombonera não seria demolido, mas coberto e transformado, em um espaço para receber eventos, shows, além de abrigar um museu, restaurantes e lojas. Portanto, caso desejem visitar um dos principais símbolos de Buenos Aires, o momento é agora.

Calle Caminito de Boca - El Caminito

 

 Photo: Mandy via Wikipedia Commons

A 400 metros da Bombonera, localizamos o famoso Caminito, centro cultural e turístico que segue por 150 metros até o Rio Matanza- Riachuelo. O trajeto a pé entre o estádio e o Caminito é curto, mas desaconselhado. Prefira um taxi.
Em 1950, um grupo de artistas e vizinhos dentre os quais estava incluído o pintor Quinquela Martin decidiu recuperar o lugar que havia se deteriorado com o tempo e se tornado um depósito de lixo. As casas foram uma a uma repintadas, o lugar recebeu um Museu de Arte onde a população local poderia admirar obras de arte doadas por diversos artistas renomados e a rua foi rebatizada de “Caminito” nome do famoso tango composto por Peñaloza e música de Filiberto. A partir daí o lugar começou a atrair cada vez mais turistas.

 Photo Luis Argerich Via wikipedia commons

Hoje, “El Caminito” é seguramente um dos locais mais fotografados e visitados da cidade, com suas casinhas coloridas facilmente reconhecidas em diversos guias turísticos. Dançarinos de Tango que convidam os turistas para uma foto ou “recuerdo”, sua feirinha de artes e artesanato seus cafés, ateliers e restaurantes.
Apesar de alguns afirmarem que o Caminito é uma isca para turistas, essa pequena ruazinha pitoresca, simples e graciosa, merece sim ser visitada e apreciada a pé. É sem dúvida o programa certo para uma manhã ensolarada e também foi um dos meus locais preferidos.

Programas e dicas na Calle Caminito

Fundacion PROA
Av. Don Pedro de Mendoza 1929
De terça a domingo inclusive feriados das 11h à 19h
Entrada Franca

Photo: Roberto Fiadone via Wikipedia Commons

Do lado esquerdo do Caminito, bem na entrada do bairro do Boca, procure pelo Centro de Arte Contemporânea -  fundacion PROA. Um pequeno oásis de tranquilidade para relaxar após  a caminhada. Lá, poderão se sentar nos sofás dispostos no terraço e desfrutar da mais linda vista do bairro, do rio e do porto. Aproveitem para recuperar as energias até o próximo destino!
Junto ao terraço existe um café com decoração bem clean que oferece diversas opções de pratos, saladas, sanduíches e sobremesas além de deliciosos sucos naturais, smoothies, aperitivos chás e um delicioso café. 

Apenas para ilustrar: o Menu del Artista, promoção semanal servida de terça a sexta, inclui o prato do dia acompanhado de água gasosa, sobremesa e café por 65 pesos argentinos equivalentes a aproximadamente R$27. Já o menu Pequenos Artistas, para as crianças fica por 45 pesos ou R$18.

Fundacion Proa

Nessa fundação também será possível visitar uma das excelentes exposições apresentadas ou ainda comprar, em sua livraria, um belo exemplar sobre a Argentina, livros de arte além de outros títulos.

 

Dicas:

Não deixe de visitar a filial da Havana no Caminito, para provar ou comprar alfajores. Ao final do passeio, já diante do Rio Matanza, siga pela Av Don Pedro de Mendoza até o número 1835 e aproveite para visitar o Museu Quinquela Martín.

Photo: Conrado Reis via Wikipedia Commons

A Calle Caminito é também um ótimo lugar para comprar lembrancinhas. Vale a pena levar além dos pesos, reais ou dólares, pois cada lugar oferece uma cotação. Não esqueça de pesquisar e pechinchar!

2 comentários:

  1. Muito bom, tia! Conhecer o lugar já sabendo um pouco de sua história faz toda a diferença! Gostei muito do blog e da blogueira!!! Parabéns
    Beijocas
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda!Novas postagens sobre Buenos Aires em breve!
    Parte 2 - Recoleta!!
    Beijocas

    ResponderExcluir