Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Buenos Aires - Parte 2 - Recoleta


Este elegante bairro essencialmente residencial de classe média e classe média alta tornou-se com o passar dos anos um importante polo turístico, gastronômico e cultural de Buenos Aires.

Seus inúmeros monumentos históricos, importantes museus, embaixadas - Sim! a embaixada do Brasil está aqui, em um palacete maravilhoso da Recoleta -  e sua rica arquitetura em estilo francês, tornam este, um bairro singular com uma atmosfera quase Parisiense e maravilhoso para se passear a pé.


História



O bairro recebeu esse nome devido ao Convento, da ordem franciscana, dos Padres Recoletos que ali se instalaram no inicio do século XVIII, construindo uma igreja: “Nuestra Senora del Pilar”. Nessa mesma época começaram a surgir aqui as primeiras grandes casas e propriedades chamadas de quintas.

Em 1871 uma grande epidemia de febre amarela assolou a cidade. A população desesperada começou a se deslocar na tentativa de escapar da doença.

As classes mais altas que viviam no sul da cidade (San Telmo, La Boca, Montserrat e Barracas) migraram para o norte de Buenos Aires, nas regiões de Retiro e Recoleta, localizados em uma região mais alta da cidade onde a incidência de insetos transmissores era menor. Já as classes mais baixas, passaram a ocupar as residências abandonadas pelos mais abastados na região sul.

Com o passar dos anos, o bairro da Recoleta floresceu com a construção de grandes avenidas, praças, mansões, edifícios, palacetes em estilo francês, museus e boutiques de luxo.
Hoje, a dura e equivocada postura protecionista que o governo de Cristina Kirchner vem adotando com o sistema de Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAI) para dificultar as importações no país, vem provocando uma debandada das famosas griffes de luxo como as marcas Louis Vuitton, a joalheria Cartier, Yves Saint Laurent e a Maison Polo Ralph Lauren que precisaram abandonar a Argentina enquanto aguardam um período político mais favorável no país. Grifes argentinas também optaram por fechar suas portas devido a falta de insumos e com receio de prejudicar a qualidade de suas peças. A tão famosa Avenida Alvear sinônimo de luxo exibe agora uma sucessão de antigos endereços ilustres fechados.


Atrações do Bairro


Biblioteca Nacional de la República Argentina


Endereço: Rua Agüero 2502 - Recoleta.
Horário: De segunda a sexta das 9hs às 21hs
Sábados e domingos das 12hs às 19hs
Entrada: Gratuita . mediante apresentação de documento de identificação
http://www.bn.gov.ar/




Com projeto de 1960, mas inaugurado em 1992, este edifício de sete andares e arquitetura singular abriga uma das maiores bibliotecas e hemerotecas da América Latina. Trata-se de um excelente exemplo do estilo brutalista, destoando dos prédios e construções em estilo francês tão característico desse bairro.

Seu arquiteto Clorindo Testa que criou o lugar em colaboração com Alicia Cazzaniga e Francisco Bullrich projetou o lugar para que o acervo principal ficasse armazenado em salas subterrâneas, preservados da luz e liberando espaço para uma enorme praça na parte superior: A Plaza del Lector. 
No prédio que se ergue nessa praça estão os escritórios, as nove salas de leitura com capacidade para 940 pessoas, o auditório a escola de bibliotecários e o espaço para eventos. No 5o andar do edifício está a sala principal de leitura, com diversas poltronas, mesas de estudo e vista panorâmica da cidade. O prédio ainda dispõe da sala do tesouro onde estão guardadas as publicações e títulos mais raros e uma sala de leitura para cegos.

Dica:
Aproveite para visitar a sala principal do quinto andar e apreciar uma linda vista panorâmica do bairro.

Obs.:
A biblioteca oferece visitas guiadas, de segunda a sexta às 15hs. As visitas são em espanhol. Recomenda-se chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Museo Nacional de Bellas Artes


Endereço: Avenida del Libertador 1473
Horário: Terças a sextas das 12:30 às 19:30;
Sábados e domingos das 9:30 às 19:30 hs.
Entrada: Gratuita


Construído em 1933e pintado com uma cor rosada, possui em seu acervo permanente, belas obras de artistas consagrados como Degas, Gauguin, Goya, Monet, Picasso, Rembrandt, Rubens, Velazquez, Van Gogh, esculturas autênticas de Rodin, além de artistas argentinos, como Berni, Castagnino, Quinquela e Petorutti.
Dica: A visita ao museu é rápida, pouco mais de uma hora. Ao sair, não deixe de visitar a Floralis Genérica que fica no Parque das Nações Unidas, logo atrás!

Parque de las Naciones Unidas e Floralis Genérica



Ao lado do belo prédio da Universidade de Direito (Universidad de Buenos Aires Abogacia), e atrás do Museu Nacional de Bellas Artes, esse pequeno parque muito bem cuidado possui uma escultura que vem se tornando símbolo da capital. A Floralis Generica.

Essa bela escultura metálica, presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano para a cidade, foi colocada no centro do parque sobre um espelho d'água. A flor possuía originalmente um sistema elétrico que fazia com que suas pétalas se abrissem durante o dia e depois se fechassem ao anoitecer, mas devido a uma pane o sistema está desativado.

Mesmo sem funcionar, a majestosa flor de 18 toneladas e 23 metros de altura, continua a presentear seus visitantes com lindas fotos de diferentes perspectivas.

 

El Ateneo Grand Splendid - Livraria Ateneo



Endereço: Avenida Santa Fe, 1860.
Horários: de segunda a quinta das 9hs às 22hs,
Sextas e sábados das 9hs às 00h,
Domingos das12hs às 22hs.
Entrada: Gratuita





Eleita pelo jornal britânico "The Guardian" como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a Selexyz Dominicanen Boekhandel em Maastricht - Holanda), esse antigo teatro lírico foi transformado em livraria e possui um acervo não só de publicações argentinas, mas também de toda a América do Sul. Os preços são bons e para completar seu passeio existe um café onde antes ficava o palco - um dos locais mais procurados da loja. 

Dica:
Vai com crianças? No subsolo está localizada a parte infantil


Basilica de Nuestra Señora del Pilar

Endereço: Junín, 1904
Essa pequena igreja, em estilo barroco-Jesuítico foi construída em 1732. É a mais antiga da cidade, extremamente simples por fora é muito bonita por dentro. Elevada em 1936 pelo Papa Pio XI à categoria de Basílica e tombada em 1942, ela é hoje Monumento Histórico Nacional e visita obrigatória principalmente para os amantes de Arte Sacra por suas obras únicas, originais e seus altares: Observe a imagem em madeira “Ecce Uomo”, próxima à entrada mostrando Cristo sentado, flagelado e aguardando humildemente por sua crucificação.




Dica 1:
No interior da Basílica, onde antes se localizavam os claustros, funciona um pequeno museu que conta com um acervo de manuscritos, pinturas, esculturas, imagens de devoção e objetos litúrgicos. Através de suas janelas é possível ver o "Cementerio de la Recoleta"em toda a sua extensão.


Dica 2:
Aos sábados e domingos, existe uma feirinha de artesanato com peças bastante interessantes bem em frente à basílica.

 

 

Cementerio de la Recoleta


Endereço: Ao lado da Basílica




Com a dissolução da Ordem dos Recoletos em 1822, a horta do Convento dos Padres foi transformada no primeiro cemitério público da cidade de Buenos Aires.  Após a transformação do lugar em bairro abastado, o cemitério também foi adotado como última morada das famílias de maior prestígio de Buenos Aires.




Bem arborizado, seus 54.843 metros quadrados, transformaram- se com o passar dos anos, em um dos principais e mais visitados pontos turísticos da cidade. Este cemitério, considerado por muitos um museu a céu aberto,  abriga verdadeiras obras de arte:  mausoléus em mármore com diferentes estilos, esculturas e uma infinidade de belas estátuas, adornam e guardam os túmulos de grandes personalidades militares, culturais, científicas e militares argentinas dentre as quais Evita Peron.

El Patio Bullrich

Foi o primeiro Shopping de Buenos Aires, é também o mais elegante, com Cinema, praça de Alimentação e 68 lojas de grandes marcas 

El Sanjuanino


Endereço: Posadas com Av Callao, 1515



Destaque no New York Times e segundo diversos guias sobre Buenos Aires, esse é o melhor lugar para se provar uma  verdadeira empanada argentina, daquelas com a massa bem fininha e crocante. O restaurante é bastante simples e sua decoração bem rústica. Bastante tradicional, é frequentado por turistas e portenhos a mais de 50 anos que frequentam o lugar a procura de seu excelente custo benefício, seu serviço atencioso e rápido. Para acompanhar, o vinho da casa é sempre uma boa pedida já que cerveja no país de nossos hermanos continua sendo a opção mais cara. Está com pressa, peça suas empanadas para viagem!

La Biela

Endereço: Avenida Quintana 596.



Tradicional e histórico café portenho, ao lado do cemitério da Recoleta. Ambiente agradável, e decoração composta por uma vasta coleção de fotos do grande automobilista e pentacampeão Juan Manuel Fangio, além de partes de automóveis como bielas, buzinas e faróis de carros.
O cardápio é bastante variado, saladas, omeletes, sopas, tortas... uma vista bonita em um ambiente agradável.
Do lado externo, onde se concentram os jovens, o La biela mostra seu lado mais descontraído ao contrário do lado interno, mais conservador. Para quem optar por ficar do lado de fora, prepare-se pois os preços são mais altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário