Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Londres - Southwark e Borough Market

Que tal conhecer o mais antigo mercado de Londres?
 
Oficialmente criado no século XVIII, estima-se no entanto, que esse mercado já existisse quando da ocupação romana na cidade. Localizado no bairro de Southwark, sul de Londres, sob os arcos da ponte ferroviária e aos pés da London Bridge, Borough Market viu sua história se confundir com a dessa ponte que durante muito tempo foi o único meio de se atravessar o rio Tâmisa.
 
 
 

 
 
Depois de cair no abandono durante o final da década de 80, o Borough Market foi completamente reconstruído na década de 90 reconquistando desde então, visitantes e apreciadores da boa mesa, atraídos pela alta qualidade de seus produtos e ingredientes alardeados pelos melhores chefes britânicos.
 
 
Katie's travel - elahawkevintage.wordpress.com/2012/11/01/borough-markets-london
 
Quem nos passou essa dica foi minha irmã Alexia, que nos recomendou também uma visita a Soutwark Cathedral, a mais antiga Catedral de Londres. Queijos, carnes, frutos do mar, caças, frios, doces, biscoitos, legumes, hortaliças e frutas orgânicas... Tudo extremamente fresco e proveniente dos melhores produtores locais e estrangeiros. Não resistimos e provamos os brownies de um do stands. Deliciosos!


Dica:


Uma boa dica é  visitar o mercado preferencialmente em num sábado, pela manhã ou na hora do almoço, parando em cada stand e saboreando os diversos tipos de queijo que lá se encontram, ou degustando uma taça de cidra orgânica. Existem também, numerosos restaurantes instalados dentro do mercado e em torno dele. O mais famoso restaurante de tapas de Londres,  o Tapas Brindisa está bem ao lado!
 


Borough Market

8 Southwark Street London
Estação de Metrô: London Bridge
Nothern Line (linha preta) ou  Jubillee (linha cinza)
 

Horários de funcionamento:

Quintas das 11hs às17h;
Sextas das 12 às18h
Sábados das 8 às17h 
 
 
 

Onde Comer - Destaques:

Tapas Brindisa:

18-20 Southwark Street

 

Foto: divulgação
 
Especialidades espanholas servidas em um ambiente descontraído.
Para maiores informações clique aqui :

 

 

Gelateria 3Bis:

4 Park street
 
 
 Foto: divulgação
 
Uma sorveteria italiana com sorvetes incríveis, sabores instigantes e surpreendentes.Sorvete para dois por aproximadamente 10 libras.
 
Para maiores informações clique aqui

 

Borough Market em Julho - National Cherry Day

95% das cerejas consumidas hoje pelos ingleses são importadas, o que desagrada a muitos. A fim de promover e desenvolver seu cultivo acontece anualmente, entre os dias 16 e 18 de julho, o National Cherry Day, com concursos e degustações de receitas e sobremesas a base dessa frutinha que possui mais de 1000 variedades.
 
 
Um dos principais concursos acontece no Borough Market onde cada Cordon Bleu da cereja é avaliado por chefs, especialistas e críticos culinários.
 
 

Sugestões de Roteiro:

 

Roteiro 1

a)     Aproveite sua visita ao Tate Modern (famoso museu de arte moderna) ou ao Shakespeare Globe (teatro que reproduz as antigas arenas do século XVI onde eram apresentadas peças teatrais e outros espetáculos da época de William Shakespeare) para conhecer e visitar o Borough Market que fica a cerca de 550 metros de distância desses dois locais.
 
                                a) Tate Modern                                             d) Tapas Brindisa
                                b) Shakespeare Globe                                  e) Borough Market
                                c) Gelateria 3 bis                                           f) Southwark Cathedral

 

Roteiro 2

b)    Após conhecer a Torre de Londres, cruze a Tower Bridge apreciando a vista do Tâmisa e siga beirando o Tâmisa até Borough Market que está a pouco mais de 1 km dali. Obs: tanto para subir como para descer na tower bridge existe um acesso para pedestres, portanto desconsiderem o contorno mostrado no mapa.
 
 
                a) The Tower of London                                            e) Gelateria 3 bis
                b) Tower Bridge                                                         f) Tapas Brindisa
                c) Prefeitura de Londres                                            g) Borough Market
                d) Southwark Cathedral                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário